Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O castor

Um certo castor estava querendo montar sua casa. Andou em várias direções, procurando o melhor lugar. Encontrou um velho tronco de árvore, com um grande buraco, onde havia espaço para ele e sua esposa passarem o longo inverno que se aproximava. Ele pensou: -Aqui é o lugar ideal. Não precisarei trabalhar muito, pois o lugar está pronto. Mas, ao entrar naquele buraco, viu que dentro dele havia uma grande colméia e, assim que as abelhas o virão, logo voaram em sua direção, enchendo-o de picadas. Assustado, ele continuou caminhando até encontrar uma caverna em meio às rochas. Novamente pensou: -Aqui é melhor do que o tronco da árvore. E mais espaçoso e não terei trabalho algum para montar aqui a minha casa. E logo foi entrando. Mas, de repente, notou que havia alguém lá dentro. Antes que pudesse acostumar seus olhos com o escuro do interior da caverna, foi surpreendido por um grande barulho. Assustado, correu para fora, seguido por um grande urso, que ali se preparava para hibernar. Cansado e frustrado, ele correu até chegar à beira de um grande e bonito lago. Mas ele estava tão mal que nem percebeu a beleza que o cercava. Bebeu um pouco de água e pensou: -Pobre de mim. Não encontrei nenhum lugar para passar o inverno, e só me sobrou este lago. Mas quem seria louco o suficiente de querer passar o inverno tão perto destas águas frias? Foi aí que teve uma idéia: iria construir um dique e ali faria sua casa. E foi o que fez. Após semanas de trabalho ele concluiu sua obra. Sua casa ficou no meio do lago, protegida pelo dique. Estava cansado, mas feliz. Sabia que as frias águas não poderiam perturbá-lo e, ao mesmo tempo, seriam uma proteção contra todos aqueles que quisessem fazer-lhe mal. Na vida cristã, muitas vezes, queremos a aparente segurança dos troncos ocos e das cavernas, onde não precisamos nos esforçar, mas não percebemos que estes locais escondem grandes perigos para nós. Nesta hora, temos que seguir a direção de Deus, e pode ser que Ele nos leve para lugares aparentemente ruins, como as águas frias do lago. Mas se Ele nos dirige para lá é para que aprendamos que a vitória só se conquista quando conseguimos enfrentar com o nosso trabalho as adversidades, usando-as como proteção contra nossos inimigos.

Nesta hora, veremos que valeu a pena todo esforço e que estamos realmente seguros e protegidos contra todas as forças que quiserem nos destruir. E ai poderemos contemplar toda a beleza que está ao redor das águas frias do lago e poderemos nos alegrar por vermos que o Deus que nos levou até ali está ao nosso lado, protegendo-nos de uma forma que nunca imaginamos.
(Trecho ministrado no culto de quinta-feira 13/11/2014 na campanha do Vale do Sal)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

OLHANDO PARA FRENTE, ADORANDO AO SENHOR, FRUTIFICANDO PARA DEUS

Estudo para Células n.º 91

OLHANDO PARA FRENTE, ADORANDO AO SENHOR, FRUTIFICANDO PARA DEUS
Texto: Eclesiastes 9:8 (ORE ANTES DE MINISTRAR).
Introdução: Os três pontos desta lição tratam de questões que dizem respeito ao esforço na vida cristã.
Ajudarão a nos envolver no trabalho do Senhor, gerando que gerará um grande crescimento.
1°) O que mete a mão no arado e olha para traz, não é apto para o Reino de Deus: Lc. 9:62:
a) Olhar para traz depois de ter recebido tanta benção: Gl. 5:7; Hb. 2:3;
• A bênção da salvação;
• A bênção do batismo no Espírito Santo;
• A bênção da cura;
• A bênção da prosperidade;
• A bênção de ser honrado diante da Igreja do Senhor;
b) Olhar para traz depois de ter sido honrado por Deus: 2Tm. 4:9,10, Hb. 10:37,38;
• Deus não se esquece das nossas lutas, dificuldades e provas;
c) Olhar para traz depois de ter alcançado o que pediu à Deus: Lc. 17:11-19;
• Alcançar a bênção de ser um líder de célula;
• Alcançar a bênção de ser um dos 144 líderes;
• Alcançar a bênção de ver convertido alguém da família;
• Alcançar a bênção de um emprego abençoado;
• Alcançar a bênção da saúde física.

2°) Nem todo o que diz: “Senhor! Senhor!”, entrará no reino dos céus:
• Muitos dizem: “Senhor! Senhor!”, mas o coração está longe de Deus: Mt. 15:8;
• Clamar o nome de Jesus apenas nos momentos difíceis;
• Compromisso com o Senhor apenas de boca;
• Muitos dizem: “Senhor! Senhor!”, mas não querem compromisso com o reino do Senhor: Mt. 25:24-30;
• O relacionamento com o Senhor é superficial;
• O relacionamento com os irmãos é superficial.

3°) Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo: Mt. 3:10:
a) Toda árvore que Deus não plantou será arrancada: Mt. 15:13;
• Árvore de frutos estragados e bichados;
• Árvore cheia de espinhos;
• Árvore cheia de parasitas;
• Árvore de frutos não duradouros;
b) Pelos frutos se conhece a árvore: Lc. 6:43-45;
• Frutos de crítica;
• Frutos de mau testemunho;
• Frutos de mundanismo;
• Frutos de ingratidão;
• Frutos de murmuração.


CONCLUSÃO: Você é um Crente de excelência, e Deus vai te abençoar muito neste dias. Declaro que tua célula crescerá grandemente e se multiplicará nesta cidade e região, pois o Reino de Deus está no teu coração.

domingo, 9 de novembro de 2014

A história de um louco por Jesus

Paulo – Roma – 64 d.C.

Quando o feroz Saulo de Tarso caiu do cavalo e teve uma visão do Cristo vivo, ficou cego. Enquanto isso, o Senhor Jesus mandou Ananias ir ate onde Saulo estava para lhe devolver a visão e batizá–lo. Todavia Ana­nias retrucou: "Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele che­gou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome". Entretanto, Jesus respondeu: "Vá! Este ho­mem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrar–lhe–ei o quanto deve sofrer pelo meu nome".
E assim aconteceu. Desse episódio em diante, a vida de Paulo foi marcante por dois fatores: o poder de Deus e os muitos sofrimentos que experimentou. Em vários lugares e de várias maneiras, Paulo foi persegui­do, aprisionado, torturado, chicoteado, e rejeitado...
Numa carta à igreja de Corinto, ele conta resumidamente alguns de seus sofrimentos: 'Trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, peri­gos dos gentios, – perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente,– muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum,– suportei frio e nudez" (2 Co 11.23–27).
Paulo sobreviveu a tudo isso e, finalmente, chegou a Roma, por vol­ta de 55 d.C. Ali foi colocado em prisão domiciliar até seu julgamento diante de César. A maior parte dos escritores antigos concorda que, ape­sar de quase todos os seus amigos o terem abandonado, Paulo defendeu–se com tanta sabedoria e persuasão diante de César que ficou livre por mais algum tempo.
Após mais algumas viagens missionárias, foi novamente preso e, por ser um declarado seguidor de Jesus, foi sentenciado à morte. Enquanto esperava o dia de sua execução, escreveu para seu discípulo Timóteo, dizendo que Deus já havia preparado seu coração–. "Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia" (2 Tm 4.6–8).
E, finalmente, o dia chegou. Paulo foi levado para fora da cidade e, por ser cidadão romano, não foi torturado como tantos cristãos que já haviam sofrido barbaramente nas mãos de Nero. Aos 64 anos de idade, o apóstolo foi decapitado.
Jesus Freaks correm bem até fim. Paulo tinha muitos motivos para desanimar diante das lutas, mas escolheu seguir adiante. O evangelho fácil, que prega uma vida só de vitórias,  é uma farsa.
Jesus nos fez várias promessas. Uma delas é a de que no mundo teríamos aflições [Jo i6.33). Fugir disso é negar a essência do evangelho, pois Cristo nos promete que, juntamente com as lutas, estará conosco até o fim (Mt. 28.18–20). E como se, junto com a enchente, ele mandasse um bote salva–vidas O combustível de que necessitamos para chegar bem ao final da corrida é a graça de Jesus. Essa mesma graça que bastou para Paulo também é suficiente para nós hoje.
(Extraído do livro Jesus Freaks do pastor Lucinho Barreto)


Estudo para Células n.º 90 - TAPA NA CARA, OU SEJA, INGRATIDÃO



Texto: Romanos 10:21; Lamentações de Jeremias 3:22,23 (ORE ANTES DE MINISTRAR).

Introdução: Quantas coisas ainda precisam mudar na nossa vida? A cada dia precisamos aprender a Palavra de Deus e praticá-la fielmente para não parecermos ingratos diante do Senhor. A cada ato de ingratidão, é como se déssemos um tapa na cara de Deus.

1. TAPA NA CARA é não compreender o sacrifício de Jesus por nós: Ap. 3:20 e 1Co. 15:3,4. É tapa na face de Deus;
2. TAPA NA CARA é ser abençoado por Jesus, em todas as áreas e não obedecê-lo: Ef. 1:3. É tapa na face de Jesus;
3. TAPA NA CARA é poder comer todos os dias, vestir-se todos os dias, respirar todos os dias e não agradecer à Deus: 2Co. 9:10 e Fp. 4:19. É tapa na face de Deus;
4. TAPA NA CARA é ter um emprego abençoado, que nos dá no final de todos os meses um salário abençoado e mesmo assim não entregar o dízimo ao Senhor: Ml. 3:8-12. É tapa na face de Deus;
5. TAPA NA CARA é abraçar o irmão, dar um tapinha nas costas dele e dizer: “pode contar comigo, eu estou em aliança contigo” e depois abandonar o irmão: Jo. 15:12 e Rm. 12:9 É tapa na face de Deus e do irmão;
6. TAPA NA CARA é ser curado por Jesus, de alguma enfermidade e nunca dar Glória a Deus pela cura: Is. 53:4,5. É tapa na face de Deus;
7. TAPA NA CARA é ser visitado por Jesus todos os dias no lar e depois aparecer na Casa de Deus apenas aos domingos: Sl. 122:1 e At. 2:46. É tapa na face de Deus;
8. TAPA NA CARA é receber Jesus no coração, ser batizado numa Igreja, ser abençoado por Jesus, receber curas e prosperidade, receber oração do pastor e depois deixar a sua congregação: Hb. 10:25. É tapa na face de Deus e do Pastor;
9. TAPA NA CARA é um dia ser evangelizado por alguém que se esforçou para evangelizar e depois falar mal da obra missionária: Is. 52:7 e Rm.10:15. E não contribuir com missões, pois cada um dos brasileiros convertidos, são frutos do trabalho missionário americano. É tapa na cara de Jesus;
10. TAPA NA CARA é ser chamado por Jesus para exercer qualquer tipo de ministério (e isto inclui: pastorado, missões, louvor, dança, ministério de mestre, líder de células, evangelista, serviço, diaconia, intercessão, etc...) e não cumprir fielmente diante de Deus: 1Tm. 1:12 e At. 20:24. É tapa na face do Espírito Santo;
11. TAPA NA CARA é ter a petulância de se levantar contra as autoridades espirituais do Senhor e ainda se manter duro e inflexível (não se dobrar) diante do Senhor através do perdão: Rm. 13:1,2 e Hb.
13:17. É tapa na face de Deus e dos líderes constituídos.

Conclusão: Agora é hora de fazermos uma análise da nossa vida com Deus e retirar de nós tudo o que fere o coração do Senhor por causa da nossa ingratidão.


VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA