Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2015

“Sangue e Água” – A Cruz de Cristo – parte 10

Texto base: João 19:31–36 

Jesus ficou 6 horas crucificado (das 9 às 15 horas). A partir do meio dia, as trevas cobriram o céu. Os soldados foram quebrar as pernas dos crucificados. Quebraram dos dois ladrões para eles morrerem mais rápido (sem apoio das pernas, a respiração ficaria muito difícil, levando o condenado a morrer asfixiado). Mas quando chegaram em Jesus, Ele já estava morto! Para confirmar a Sua morte, um soldado cortou o lado dEle com uma lança. 
Pelo corte saiu sangue e água. O sangue e a água que saiu pelo corte que a lança causou têm significado tremendo para as nossas vidas. O significado é a santificação. A morte e ressurreição de Jesus Cristo nos santifica. Existe dois tipos de Santificação: a Posicional e a Progressiva.
1.  Santificação Posicional (Cristo por nós): É o sangue de Jesus em nós. Sou santo porque Deus é santo. Sou santo, não porque faço alguma coisa ou por merecer isso, mas sim porque Jesus é perfeito. É a santificação pela nossa posição em Cristo. O sangue dEle nos salvou (Salvação). O sangue dEle não oculta o pecado, mas sim, o tira (Santificação)! No texto de Hb.9:11–22, lemos que sem sangue não há purificação e santificação, ora, foi o sangue de Jesus que nos purificou e nos santificou. No VT o sangue de animais servia para santificar os utensílios do Tabernáculo e também as pessoas (tanto o povo como os sacerdotes). Na nova aliança, o sangue de Jesus substituiu o sangue dos animais sacrificados. O sacrifício encerrou–se em Cristo e Ele o fez por nós. Quando aceitamos Jesus, o sangue dEle nos santificou.
2.  Santificação Progressiva (Cristo em nós): é a água que saiu do lado de Jesus em nós. A água simboliza o Espírito Santo (Jo.4:14; 7:38–39). O Espírito Santo em meu coração, leva–me a tomar atitudes e decisões cada vez mais corretas. Leva–me a um processo de santificação. Em Fp.2:12–13 lemos que devemos efetuar a nossa salvação, ou seja, dar continuidade no processo da santificação, com temor e tremor, fazer a nossa parte: orar, ler a Palavra, testemunhar, jejuar, fazer atos proféticos, etc. devemos ser santos.
Ai de nós se não nos santificarmos progressivamente (Hb.12:14).
Líder: ministre em seus discípulos. Unja-os com óleo. Declare palavras de vitória. Eles têm que se quebrantar! 

“O Túmulo Vazio” – A Cruz de Cristo – parte 13

Estudo para Células nº 106
“O Túmulo Vazio” – A Cruz de Cristo – parte 13

Texto base: João 20:1–10

Jesus despojou o império das trevas, sendo vitorioso e dando–nos também a Vitória. Ele venceu e também somos vencedores com Ele.

a.Cl.2:15 – Jesus despojou o império das trevas;
b.1Co.15:57 – Somos vitoriosos porque Deus nos dá a vitória através de Jesus pela Sua graça;
c.2Co.2:14 – Deus sempre nos conduz em triunfo para que nós espalhemos o cheiro do conhecimento de Deus por todo lugar que andamos;
d.Rm.8:37 – somos mais que vencedores por que Jesus nos amou.
Pode Deus ficar em uma Cruz? Sim, Ele morreu lá, por amor de você. Pode Deus permanecer em um túmulo? Não, ele ressuscitou para que você fosse vitorioso.

Se somos vitoriosos, porque guardamos para nós os maus momentos? Por que os abraçamos? Porque os mantemos conosco. Os maus momentos, maus hábitos, modo egoísta, mentiras, farras, fanatismos, os deslizes, as falhas. Porque mantemos isto conosco?

Precisamos deixar todo este lixo aos pés da cruz! Podemos fazer isso porque Deus quer! Ele quer que façamos isto, porque sabe que não podemos viver como Ele.

Só Ele é santo. É a cruz e o túmulo vazio que nos santifica. Devemos deixar os maus momentos na Cruz e caminhar com Ele em vitória, pois Jesus não ficou no túmulo. A pedra foi removida. Deus faz mais que perdoar os pecados, Ele os remove. (1Jo.1:9).

Devemos deixar os nossos maus momentos na cruz e também os momentos ruins dos nossos irmãos que chegam até nós. Devemos amá–los. Se amamos a Deus, amamos os nossos irmãos (1Co.13:4-8). Como podemos nos chegar diante de Deus e pedir perdão, se nós não perdoamos os nossos irmãos?
Coisas do passado sempre são trazidas ao presente. Como alguns têm boa memória para os erros dos irmãos e péssima memória para alguns versículos:
a.2Co.5:17 – não sou apenas eu, meu irmão em Cristo também é uma nova criatura!
b.Is.43:25 – Deus apaga as minhas transgressões e as do meu irmão também.

Abandone seus pecados antes que eles contaminem você. Abandone o rancor, antes que ele o incite à raiva e contenda. Entregue a Deus a sua ansiedade antes que ela o iniba de caminhar com fé. Dê a Deus os teus momentos ruins. Se você deixar com Deus os teus momentos ruins, só sobrará bons momentos.

Líder: ministre em seus discípulos. Unja-os com óleo, declare palavras de vitória. Eles irão se quebrantar!

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA