Páginas

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

O MEU PASTOR TAMBÉM TEM ALMA - Reflexão!

Então você quer abandonar a igreja porque o seu pastor não foi lhe visitar???
Hum! quer sair da igreja porque seu pastor não pôde lhe ajudar???
Sim! mas por favor responda: Quantas vezes você visitou o seu pastor???
Quantas vezes você, pelo menos, ligou ou mandou uma mensagem para saber como o seu pastor está???
Quantas vezes você deu um abraço no seu pastor e disse: Estamos juntos???
Você sabia que o seu pastor é tão humano quanto você???
A diferença é que você se preocupa apenas com os seus problemas, e ele com os problemas de todos!!!!
Ele também sente vontade de parar, de desistir!!!!!!
Ele também sofre, também chora.
Ele também se sente desestimulado, desvalorizado. Só que ele esconde as lágrimas quando sobe para o púlpito para abençoar e encorajar você !!!!
Ele esquece sua vontade de parar enquanto prega de forma entusiasmada, para que você não pare!!!
A verdade é que a maioria, assim como você, que está lendo essa mensagem, pensa que o seu Pastor é um super-homem. Mas não, ele não é.
📍Ame o seu Pastor
📍Ajude o seu Pastor,
📍Seja amigo do seu Pastor,
📍Seja um achador de soluções, não um criador de problemas.
📍Seu pastor precisa de você!!!
P E N S E N I S S O

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Vem aí


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Chorar o leite derramado


Resultado de imagem para Chorar o leite derramado

2 Samuel 12.19,20
“Viu, porém, Davi que seus servos cochichavam uns com os outros e entendeu que a criança era morta, pelo que disse aos seus servos: É morta a criança? Eles responderam: Morreu. Então, Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na Casa do SENHOR e adorou; depois, veio para sua casa e pediu pão; puseram-no diante dele, e ele comeu.”

Podemos aprender nesse dia uma grande lição com Davi. Seu filho estava doente e ele se colocou em oração e jejum em favor dele. Passaram-se sete dias e a criança veio a falecer. Seus amigos que estavam acompanhando de perto a luta de Davi pela criança, temeram contar-lhe o ocorrido. Davi percebendo a conversa deles, logo deduziu que a criança havia falecido. Davi tomou uma posição em relação a esse incidente: levantou-se, lavou-se, vestiu-se, foi adorar ao Senhor e comeu. Davi voltou a viver.
O que o Espírito Santo deseja nos ensinar através desse fato que aconteceu com o rei Davi? Que não adianta “chorar o leite derramado”. O que? Isso mesmo: não adianta viver preso ao passado, o que passou, passou e agora eu preciso dar um novo rumo à minha vida. Não adianta nada ficar se lamentando com o que aconteceu há um, cinco ou dez anos atrás. O que eu preciso fazer é aprender com o que aconteceu e procurar não errar mais nesse mesmo ponto.
É o casamento que por vários motivos não deu certo: não adianta ficar se lamentando, acusando ou até mesmo murmurando contra Deus. Certamente o único que não tem “culpa alguma no cartório” é Deus. O erro sempre está do nosso lado. Davi sabia disso e o que me chama a atenção é sua atitude de ir à Casa de Deus e O adorar, mesmo depois dele ter buscado a Deus pela criança (2Sm 12.16) e Ele a ter levado de Davi. Aprenda com os erros do passado e não erre mais.
É o emprego que se perdeu, seja pela crise, por falha sua, perseguição ou por qualquer outro motivo. Ficar em casa chorando e procurando os culpados, não vai ajudá-lo em nada, pelo contrário, irá levá-lo a um estado de autocomiseração que paralisará sua vida. Faça como Davi: levante-se, tome um belo banho, coloque sua melhor roupa e “parta pra cima” rumo ao melhor emprego que você já teve!
É o ente querido que se foi e ficou faltando aquela última palavra. Aquela última palavra de perdão, aquela última declaração de amor, aquele último abraço. Não foi possível fazer nenhuma dessas coisas? Infelizmente não foi. Saia dessa condição e perdoe a si mesmo. Conheço pessoas que não conseguem perdoar a si mesmo. O que significa isso? Liberar sua própria vida de alguma falha que ela cometeu no passado. O passado não pode ser mudado, o futuro sim.
Não importa o que aconteceu ou o que deixou de acontecer. Não importa quem é ou foi o maior culpado. O que importa é que uma nova vida sempre está à nossa disposição todas as vezes que o nosso coração bate mais uma vez. Enquanto ele estiver batendo, vamos fazer valer a pena a nossa vida. Vamos fazê-la diferente. Vamos aproveitar e desfrutar mais dela. Jesus veio ao mundo com essa finalidade: nos proporcionar uma nova vida.


Vamos lá: levante-se desse lugar do passado e venha viver o mundo atual. Aprenda com o passado, viva o presente e construa um novo futuro.

Fonte: 

“Chorar o leite derramado”. - Sal da Terra

saldaterrapc.com.br/chorar-o-leite-derramado-2/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSÃO


Resultado de imagem para depressãoVocê conhece alguém com depressão, mas você não sabe como ajudar uma pessoa com depressão e o que deve dizer?

Quando um membro da família ou amigo sofre de depressão, o seu apoio e incentivo pode desempenhar um papel importante na sua recuperação. Siga estas dicas para saber como ajudar uma pessoa a sair da depressão.

O que preciso de saber sobre a depressão?

  1. Você não pode curar outra pessoa com depressão profunda / clínica.
  2. Há altos e baixos na recuperação da depressão.
  3. Não diga a uma pessoa com depressão que “você entende.” A menos que você tenha passado por depressão nalguma fase da sua vida.
  4. A recuperação da depressão não é apenas uma questão de tomar a medicação e ir a terapia. O tratamento envolve uma série de mudanças fundamentais em uma pessoa.

Informe-se e procure saber mais sobre a depressão

Ao apoiar alguém com depressão, não subestime a gravidade da depressão. A depressão é uma condição séria.

Como falar com alguém com depressão.

Se você não sabe por onde começar, as orientações a seguir ser úteis para saber como ajudar alguém com depressão. Encoraje a pessoa a falar sobre os seus sentimentos e esteja disposto a ouvir sem julgar.
Você pode precisar de expressar a sua preocupação e disposição para ouvir a pessoa mais que uma vez. Não espere que uma única conversa seja o fim de tudo.
Pode iniciar a conversa com algo do tipo: “Queria saber se está tudo bem contigo, ultimamente pareces estar muito em baixo.”
Algumas orientações para falar e ajudar uma pessoa a sair da depressão:
  1. Aproxime-se da pessoa de forma a apoiar e manifestar a sua preocupação com o seu bem-estar.
  2. Tente transmitir uma sensação de compreensão. Em vez de dizer “Por que você não pode simplesmente sair da cama?” diga por exemplo “Você parece ter dificuldade para sair da cama de manhã. O que posso fazer para ajudá-lo neste aspecto? “
  3. Mostre preocupação.
    • Estas palavras podem significar muito parar uma pessoa que se esteja a sentir em baixo: “Você é importante para mim. “ “Diga-me o que posso fazer para ajudá-lo.” “Nós vamos encontrar uma maneira de se sentir melhor. “Um abraço também ajuda.
  4. Esteja lá.
    • A melhor coisa que você pode fazer para ajudar alguém com depressão é estar com a pessoa, dar apoio ou fazer algo em conjunto como passear, fazer compras, ir ao cinema.
  5. Não julgue ou critique. Evite dizer :
    • Está tudo na sua cabeça.
    • Todos nós passamos por momentos como este.
    • Eu não posso fazer nada sobre a sua situação.
  6. Ofereça o seu apoio e ouça as preocupações da pessoa
  7. Aceite que a depressão é uma questão complexa, que geralmente não é resolvida num par de semanas. Recuperar da depressão leva o seu tempo.
  8. Faça entender que a depressão é comum e tratável. Não é um sinal de fraqueza pessoal.

Incentive a pessoa com depressão a pedir ajuda

Encoraje a pessoa com depressão a procurar ajuda. A pessoa deprimida pode pensar que o tratamento é inútil e a sua situação não ter solução.
Como ajudar uma pessoa depressiva:
  • Ofereça-se para procurar um médico ou terapeuta e vá com a pessoa à primeira consulta, é uma grande ajuda para uma pessoa deprimida.
  • Incentive a pessoa a fazer uma lista completa de sintomas para discutir com o médico.
Apoie a pessoa durante o processo de tratamento da depressão
  1. Dê o seu apoio durante todo o processo de tratamento
  2. Ajude a pessoa a manter compromissos (como ir a terapia), e a fazer o tratamento prescrito.
  3. Ajude quando possível. Quando alguém está com depressão as pequenas tarefas podem ser complicadas de fazer. Ajude, mas apenas o necessário para você não ficar saturado.

Como ajudar uma pessoa com depressão que não quer ajuda

Por vezes quando você tenta ajudar alguém que está deprimido, a pessoa com depressão não quer ajuda ou nada que você faz parece ajudar. Você acaba se sentindo rejeitado e desanimado sem saber o que fazer para ajudar uma pessoa com depressão e parece que não há nada mais que você possa fazer.
As pessoas deprimidas podem rejeitar a sua ajuda, e além disso, as pessoas com depressão têm pensamentos negativos e não vêem a recuperação como uma realidade, por se sentirem sem esperança e com sentimos de inutilidade.
Com estas dificuldades em mente, o que você pode fazer se a sua ajuda é rejeitada?
  • Fornecer apoio consistente. Ao longo do tempo se você mostrar sempre apoio a pessoa deprimida vai ver que você é firme e pode aceitar a sua ajuda.
  • Discuta os seus sentimentos . Quando a sua ajuda é recusada, reafirme o quanto você se importa com a pessoa. Deixe a pessoa deprimida saber como você se sente, de uma maneira gentil.
  • Concentre-se em comportamentos . Se a pessoa deprimida é relutante em procurar ajuda, então não tente convencer a pessoa de que a depressão está causando os problemas. Em vez disso, fale sobre os comportamentos da pessoa deprimida e as formas em que o tratamento pode ajudar. Tente chegar a um acordo e se depois de duas semanas, a pessoa não melhorar, você irá marcar uma avaliação médica.
  • Concordar com a ajuda profissional. É importante ter certeza que a pessoa com depressão recebe a ajuda profissional que precisa. Às vezes, um médico de família pode parecer menos ameaçador, ou um psicoterapeuta.

Guia em video para família, amigos e colegas de quem sofre de depressão

Ajudar alguém que está deprimido e relutante em procurar tratamento pode ser muito difícil e frustrante. Tanto quanto possível, tente contar com a ajuda de familiares, amigos e profissionais de saúde neste processo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

"FOFOCAS NA IGREJA"

LEVÍTICO 19:16-19

Penso que o motivo real porque Deus nos deixa transmitir algo sobre a "fofoca", é que esse problema de maneira nenhuma nos é estranha. Nós não somente ouvimos fofocas, também as espalhamos e nós mesmos fomos vítimas delas. E acreditem: Todas as três coisas doem ao Senhor da mesma maneira!
Quando conto adiante algo que eu deveria Ter ficado para mim, normalmente o justifico com as palavras: "Precisamos de qualquer maneira orar por fulano ou sicrano, ele tem o seguinte grave problema..." Mas então normalmente não oramos, mas falamos bastante sobre o assunto. Naturalmente sempre foi altamente interessante ficar sabendo das últimas histórias sobre uma pessoa ou uma obra.
I). O QUE É FOFOCA?
Por ocasião da nossa conversão a Jesus, deixamos os "grandes pecados" como por exemplo, mentir, roubar, beber, enganar, uso de drogas, etc. Começamos a passar nosso tempo com nossos novos amigos, falando a respeito de nosso Senhor, sobre nossa vida e sobre o que acontecem à nossa volta. Complemente inofensivo... pensamos. Mas, observemos a coisa um pouco mais de perto! Quantas vezes essas conversas estão cheias de julgamentos, de boatos, de "ouvi dizer"... escondidos cuidadosamente atrás de um sorriso cristão!
Já sabias que a bíblia fala muito sobre fofoca? E não se trata de um "pequeno pecado", como muitos de nós pensamos. Na bíblia está escrito: "...a boca perversa, aborreço" (Prov. 8:13). Deus nos ordena: "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo." (Lev. 19:16). Ele também diz: "...aprendam também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem." (I Tim. 5:13). E no Salmo 101:5, Deus diz: "Ao que as ocultas calunias o próximo, a esse destruirei." Deus é de opinião que pessoas tagarelas não o reconhecem, estando entregues aos seus pensamentos corrompidos. Ele equipara pessoas difamadoras com aqueles que não merecem confiança, como assassinos e aborrecedores de Deus. Ele continua, dizendo que aqueles que fazem tais coisas, sabem que merecem a morte. Mas isso não os impede de continuar a faze-las e até a animar outras a pratica-las (Rom. 1:28-32).
Além disso as fofocas não precisam ser obrigatoriamente mentirosas. Muitos pensam: "O assunto é verdade, por isso posso contá-lo a todos." Mas isso não está certo! Dizer a verdade com falsos motivos pode Ter efeito ainda mais funestos do que falar inverdade. A seguinte definição de "fofoca" deixa isso claro: Falar algo de alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.
II). ORIENTAÇÃO NA BÍBLIA
Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra! (Mat. 18:15e16). Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus. Poderias mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto purificar. Se a pessoa não der ouvidos, deve-se dar outros passos. "Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-lo, com espirito de bradura; e guarda-te para que não sejais também tentado." (Gal. 6.:1)
III). ENVOLVER OUTROS
Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Se alguém feriu teu amigo, e este te falar da sua dor, provavelmente ficará ofendido por simpatia por ele. Então também te sentes ofendido e talvez ficas bravo com a pessoa que fez tal coisa ao teu amigo. Mais tarde é possível que os dois se reconciliem, e tudo estará perdoado e esquecido. Mas um problema permanece: Tu continuas amargurado!
Uma briga causada por um pequeno incidente, pode ter conseqüências muito amplas e estender-se por muito tempo, dependendo de quantas pessoas tomam conhecimento dela. Vês, é complemente injustificável envolver outros em tuas mágoas. Não temos o direito de ir a outro, exceto a Deus e aquele que nos ofendeu.
IV). A DIFERENÇA ENTRE ACONSELHAMENTO E FOFOCA
Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual". Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual, se realmente falar com conselheiro espiritual, um conselheiro espiritual é um crente maduro, que te exorta numa vida espiritual e à reconciliação, que aponta seu pecado na situação que está sendo analisada! Ele não exagera a importância da questão e não fica logo ofendido pessoalmente. A ele interessa principalmente a vontade de Deus, não a tua.
Na maior parte das vezes, nem procuramos seriamente uma solução quando falamos com alguém sobre um problema, mas somente um ouvinte compassivo, que também defende nosso ponto de vista. Parece-nos indiferente, quantas divisões provocamos, enquanto pudermos atrair pessoas para o "nosso lado". "Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre os irmãos." (Prov. 6:16-19)
V). "MAS ESTOU SOMENTE OUVINDO!"
Muitos de nós pensamos que somente ouvir não é tão grave quanto espalha-las. Mas isso não é verdade! Deus diz: "O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna." (Prov. 17:4).
Em I Samuel 24:9, Davi exorta a Saul: "Porque dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal?" Sim, porque lhes damos ouvidos?! Porque estamos tão rapidamente dispostos a acreditar o pior? Na bíblia está escrito: "(o amor) tudo espera" (I Cor. 13:7). Porque não respondemos educada mas decididamente: "Desculpe, tenho a impressão que você está contando algo, que eu nem deveria ouvir. Você deveria conta-lo ao Senhor e aquele quem se refere, mas a mim não."
Algumas exortações desse tipo, mataria em germe a maior parte das histórias de mexericos. Ao menos, elas impedirão as pessoas de vir a ti com sua conversa fiada. Talvez, assim também as estimule uma vez a pensar sobre coisas mais importantes que os assuntos de outras pessoas. A bíblia nos adverte claramente sobre o envolvimento com fofocas: "O mexeriqueiro revela o segredo, portanto não te metas com quem muito abre seus lábios." (Prov. 20:19)
VI). UM SINAL DE MATURIDADE
"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo." (Mat. 12:36). Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos contra sua palavra; "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação." (Ef. 4:29).
Freqüentemente não levamos a sério a ordem de Deus para controlar nossa língua. Trata-se, entretanto, de uma das características de um crente maduro. Tiago diz: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã." ( Tiago 1:26). Sabemos que o coração é enganoso mais do que todas as coisas (Jer. 17:9), e assim seria fácil justificar desse modo nosso comportamento errado.
VII). UM PENSAMENTO FINAL
Fofoca e difamação, são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se consegui dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar entra ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalha-las! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Talvez tenhas que pedir desculpas a alguma pessoa. Talvez será preciso revelar amarguras e curá-las. Vai primeiro a Deus e deixa Ele ordenar teu coração! Ele também te dará forças para fazer o restante: (Apoc. 19:7)

Autor: Pr. Elmut Rossi
São Paulo, Junho de 1.987
Fonte: www.palavraprudente.com.br 
Resultado de imagem para fofocas na igreja

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA