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quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O PODER DA CALÚNIA


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Laai-Rói um encontro com Deus no deserto da vida - primeira pregação após meu acidente automobilístico


Rebeldia não agrada a Deus

REBELDIA NÃO AGRADA A DEUS

Por Eliseu Rosa


Como o ser humano é rebelde. Nos rebeliamos contras nossos pais, contra nossos conjuges, contra nossos chefes, contra nossos líderes espirituais e assim vai a nossa lista.

A Bíblia compara o pecado de rebeldia com o pecado de feitiçaria. Em I Sm. 15.23 diz:“Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do SENHOR, ele o rejeitou como rei”.


O texto citado, de 1 Samuel, faz parte de uma exortação do profeta Samuel ao rei Saul, por causa de sua desobediência a Deus. A partir daquele momento, a unção de Deus sobre a vida de Saul, para que ele governasse o povo de Israel, havia sido retirada. Em outras palavras: aquele que desenvolve rebeldia em seu coração, sofre com a ausência de orientação e comunhão divinas.

A rebelião, no texto de 1 Samuel, é colocada em pé de igualdade com outro pecado extremamente prejudicial: FEITIÇARIA. Esta analogia serve para que possamos medir o quanto este sentimento pode ser prejudicial às nossas vidas. A rebeldia não é um pecado novo, recente. É algo muito antigo. A rebelião aconteceu, segundo a Bíblia, primeiramente no céu onde Lúcifer se rebelou contra Deus e deu o ponto de partida para essa prática na raça humana e tem distanciado tantas pessoas da comunhão com Deus.

A obediência é algo tão importante e crucial na vida do cristão que sem ela é impossível ter uma vida espiritual de sucesso. E a rebeldia impede esse sucesso.

Como sei se estou sendo rebelde?

- Quando é dada uma “ordem” no culto, do tipo vamos orar, vamos nos colocar em pé e fazer a leitura bíblica e outras “ordens” você atenta e obedece ou não?

- Quando seus pais ou o pastor dizem alguma coisa, qual é a sua atitude? Obedece pois sabe que é o melhor ou bate o pé, fala um monte de coisa e desobedece?

- Quais são as suas atitudes em relação ao que a Bíblia diz? Não estou dizendo que somos capazes de fazer tudo o que Ela diz, mas qual é o seu temor e suas ações com relação ao que Ela diz?

Respondendo essas perguntas e outras semelhantes a essas, você saberá se está sendo rebelde ou não.


Como vencer a rebeldia?

- Rebeldia não se administra, rebeldia se resolve. Nós precisamos aprender com Deus como vencer a rebeldia, porque Deus não administra a rebeldia, Ele elimina o problema. Se você ouvir alguma coisa sobre rebeldia, corra e resolva. Não deixe para depois. Com a rebeldia não se brinca e nem se deixa para depois. Deus foi imparcial com Lúcifer, expulsando-o e, mesmo assim, ele ainda levou consigo um terço dos anjos, que já haviam aderido à rebeldia e, quando se deram conta, já eram demônios.

- Guarde seu coração em Pv 4:23 diz: “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

- Renuncie toda raiz de rebeldia

- Não viva isolado

- Viva em comunhão com o corpo de Cristo

- Ocupe sua mente com as coisas de Deus. Leia a Bíblia, ouça hinos com base biblica, ouça mensagens biblicas

- Busque ajuda com seu pastor, com seu líder de departamento

- Lance aos pés do Senhor todas as suas ansiedades com diz em 1 Pe 5:7


Que Deus abençoe grandiosamente.

PUBLICAÇÃO E ADAPTAÇÃO: Eliseu Rosa (www.twitter.com/eliseurosa)
FONTE: Padom

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Não se esqueça todos os dias, de olhar em 6 direções

*Não se esqueça todos os dias, de olhar em 6 direções
*Para frente* - Para saber onde você está indo e planejar com antecedência.
*Para trás* - Para lembrar de onde você veio e evitar os erros do passado.
*Para baixo* - Para se certificar de que você não está pisando em outras pessoas e causando sua ruína ao longo do caminho.
*Para os lados* - Para ver quem está lá para apoiá-lo, e ver quem precisa do seu apoio.
*Para cima* - Para se lembrar que Deus está no controle e que cuida de tudo e todos.
*Para dentro* - Para você lembrar do quanto precisa se melhorar no caminho.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Pessoa sistemática

Olá gente, a paz do Senhor a bíblia nos ensina que Deus recria nosso espírito quando aceitamos a Jesus, mas a nossa alma (pensamentos,vontades,emoções) não. Nossa alma precisa ser renovada pela transformação da mente (Rm 12:2). Um dos obstáculos na vida de muitas pessoas para se viver bem é deixar de ser sistemático. Então entenda um pouco sobre isso, nesse artigo:


 PESSOA SISTEMÁTICA

Uma pessoa sistemática é aquela pessoa certinha em que tudo tem que ser de um "jeito certo" que ela convencionou . . . Tudo arrumadinho e organizado do jeito dela.

Geralmente essa pessoa costuma fazer coisas "robotizadas", como tudo está sempre da mesma forma, faz determinadas tarefas quase de forma automática.

Veja a série Monk que você vai entender melhor, a série é meio exagerada mas é bem por aí...

Ser sistemático é você sempre seguir um mesmo conjunto de regras e costumes e aplicá-los a todas as situações. É como se fosse um programa de computador que tem toda a sua rotina detalhada, descrita e, portanto, previsível.

O programa só muda a sua rotina quando apresenta algum defeito ou um vírus corrompe-o, o que provoca uma desordem. Tentei só exemplificar para dizer uma coisa: ser sistemático não quer dizer necessariamente q vc seja chato e nem pode ser considerado um defeito.

De repente ser sistemático te ajuda a estabelecer uma série de rotinas que são necessárias à sua sobrevivência e te definem como ser humano. O que você precisa saber é quando abrir mão do seu lado sistemático e ser mais relaxado, solto, e não se prender tanto as regras que estabeleceu para si e para os outros.

Digo para os outros porque o sistemático avalia o mundo conforme as regras que ditou para si e espera que todos vejam o mundo da mesma forma que ele. O sistemático é exigente e duro consigo e com os outros.

A tendência então do sistemático é ver o seu mundo ruir se alguém entra na sua rotina ou algo sai dela e, geralmente, ele não está preparado para lidar com isso. O sistemático tende a lidar mais com a razão do que com a emoção e não consegue ver os seus limites.

Cada um tem o seu jeito. O interessante é que muito amigos seus devem vir conversar contigo justamente por você ter sempre opiniões legais e ser mais estável que eles.

- As pessoas sistemáticas são extremamente pontuais e se aborrecem quando saem da pontualidade;

- Tem hábitos de tentar convencer as pessoas sobre as suas idéias;

- Se programam até em horas. Tipo aquela coisa meio robótica;

- Planejam-se até os anos seguintes e esperam imensamente que saia coforme o planejado;

- Tem dia e hora para lavar roupa, passar, arrumar as coisas da semana;

- Ficam perdidas e sem saber o que fazer quando acontece algum imprevisto.

E se eu ficar listando mais coisas, aff . . . vai sair um livro . . .

É . . . se ser sistemático está te cansando é hora de abrir-se um pouco à mudança, mas não se viole demais por conta da opinião dos outros. Mude aos poucos, no seu tempo . . .

Fontes: http://espiritoemevolucao.blogspot.com.br/2011/03/pessoa-sistematica.html
http://br.answers.yahoo.com/

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Silas Malafaia dá a sua posição sobre rebelião

O espírito de Rebelião e o povo do re-te-té



Volta ou outra as igrejas estão sofrendo por rebeliões de membros. Eu, por exemplo, já sofro novamente por mais uma rebelião, a terceira rebelião em minha igreja. Estes membros, sempre de confiança, por se acharem "mais espirituais" e mais "sábios" que seus pastores sempre contaminam outros membros, para que sigam suas ideias (assim fez Lúcifer, que arrastou um terço dos anjos a seu favor). A maioria dos rebeldes são do famoso "RE TÉ TÉ".  Estes, por sua vez, por "entrarem em mistério" se acham no direito de afrontar seus líderes. Com certeza você já viu isso em algum lugar. E na bíblia vemos essa história na vida de Corá, Datã e Abirão que queriam cargos maiores e arrastaram 250 líderes (atenção 250 lideres arrastariam, no mínimo, dez pessoas cada um, totalizando 2750 pessoas no mínimo). Se não fosse o próprio Deus interferindo e tratando essa rebelião, Moisés e Arão seriam abandonados pelo povo e com certeza, Deus prosseguiria só com Moisés, Arão, Miriam pois Deus já tinha falado em êxodo 33 e 34 que queria começar tudo de novo somente com Moisés.
Conhece alguém que tem falado mal da liderança ou reclamando da igreja dizendo que vai sair?
Cuidado! Você pode estar diante de uma pessoa influenciada pelo espírito de rebelião (essa pecado é igual ao de feitiçaria). Vejamos alguns versículos sobre submissão aos lideres:

Hebreus 13:17  Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
1 Ts 5:12  E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
1 Ts 5:13  e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
Lucas 8:11  Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus;
1 Coríntios 4:16  Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
1 Coríntios 11:1 ¶ Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.
Filipenses 3:17 ¶ Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
1 Ts 1:6 ¶ E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo,
2 Ts 3:7  Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
2 Ts 3:9  não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.

"A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros". 1 Samuel 15:22b
“Obedecei aos vossos pastores e sede submissos para com eles”…(Hebreus 13.17a).
Rm 13.1-7 — Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.
Tt 3.1, 2 —  Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.
1Pe 2.13-17 — Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.

O Perigo da Rebelião

A Bíblia diz que tudo o que o homem semear isso também ceifará. (Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gl 6.7).
Quem semeia rebelião não pode colher coisas boas. Vejamos alguns exemplos.

1 – Satanás
Satanás foi o primeiro rebelde e continua sendo rebelde até hoje, o resultado de sua rebelião é que ele foi destituído de sua posição de querubim da guarda, ele deixou de ser querubim e se tornou diabo (caluniador, adversário) e satanás (inimigo).

2 – Adão e Eva
Também estes, e instigados por satanás se rebelaram contra Deus, por isso veio a queda, e nós sabemos as consequências.

3 – Muitos Outros
Entre eles, Acã, que pagou com a sua vida e a de sua família; Datã, Coré e Abião que se revoltaram contra Moisés e Arão e foram engolidos pela terra; Saul, Judas e outros mais.

Conclusão
Na nossa posição de autoridade peçamos graça a Deus para exercê-la. Na nossa submissão sejamos fiéis. Respeitemos e sejamos submissos àqueles que O Senhor colocou a nossa frente para nos guiar.
fonte de pesquisa: BOL e http://iefdeus.no.comunidades.net/autoridade-e-submissao.
Segue abaixo a passagem bíblica da revolta de Corá, Datã e Abirão que contaminou a congregação de Israel:
Texto: Números 16:1-50

1 ¶ Corá, filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben.
2  Levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, eleitos por ela, varões de renome,
3  e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR?
4  Tendo ouvido isto, Moisés caiu sobre o seu rosto.
5  E falou a Corá e a todo o seu grupo, dizendo: Amanhã pela manhã, o SENHOR fará saber quem é dele e quem é o santo que ele fará chegar a si; aquele a quem escolher fará chegar a si.
6  Fazei isto: tomai vós incensários, Corá e todo o seu grupo;
7  e, pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o SENHOR; e será que o homem a quem o SENHOR escolher, este será o santo; basta-vos, filhos de Levi.
8  Disse mais Moisés a Corá: Ouvi agora, filhos de Levi:
9  acaso, é para vós outros coisa de somenos que o Deus de Israel vos separou da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, a fim de cumprirdes o serviço do tabernáculo do SENHOR e estardes perante a congregação para ministrar-lhe;
10  e te fez chegar, Corá, e todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo? Ainda também procurais o sacerdócio?
11  Pelo que tu e todo o teu grupo juntos estais contra o SENHOR; e Arão, que é ele para que murmureis contra ele?
12 ¶ Mandou Moisés chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos;
13  porventura, é coisa de somenos que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para fazer-nos morrer neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós?
14  Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança; pensas que lançarás pó aos olhos destes homens? Pois não subiremos.
15  Então, Moisés irou-se muito e disse ao SENHOR: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento levei deles e a nenhum deles fiz mal.
16  Disse mais Moisés a Corá: Tu e todo o teu grupo, ponde-vos perante o SENHOR, tu, e eles, e Arão, amanhã.
17  Tomai cada um o seu incensário e neles ponde incenso; trazei-o, cada um o seu, perante o SENHOR, duzentos e cinqüenta incensários; também tu e Arão, cada qual o seu.
18  Tomaram, pois, cada qual o seu incensário, neles puseram fogo, sobre eles deitaram incenso e se puseram perante a porta da tenda da congregação com Moisés e Arão.
19  Corá fez ajuntar contra eles todo o povo à porta da tenda da congregação; então, a glória do SENHOR apareceu a toda a congregação.
20  Disse o SENHOR a Moisés e a Arão:
21  Apartai-vos do meio desta congregação, e os consumirei num momento.
22  Mas eles se prostraram sobre o seu rosto e disseram: Ó Deus, Autor e Conservador de toda a vida, acaso, por pecar um só homem, indignar-te-ás contra toda esta congregação?
23 ¶ Respondeu o SENHOR a Moisés:
24  Fala a toda esta congregação, dizendo: Levantai-vos do redor da habitação de Corá, Datã e Abirão.
25  Então, se levantou Moisés e foi a Datã e a Abirão; e após ele foram os anciãos de Israel.
26  E disse à congregação: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens perversos e não toqueis nada do que é seu, para que não sejais arrebatados em todos os seus pecados.
27  Levantaram-se, pois, do redor da habitação de Corá, Datã e Abirão; e Datã e Abirão saíram e se puseram à porta da sua tenda, juntamente com suas mulheres, seus filhos e suas crianças.
28  Então, disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a realizar todas estas obras, que não procedem de mim mesmo:
29  se morrerem estes como todos os homens morrem e se forem visitados por qualquer castigo como se dá com todos os homens, então, não sou enviado do SENHOR.
30  Mas, se o SENHOR criar alguma coisa inaudita, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então, conhecereis que estes homens desprezaram o SENHOR.
31  E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu,
32  abriu a sua boca e os tragou com as suas casas, como também todos os homens que pertenciam a Corá e todos os seus bens.
33  Eles e todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao abismo; a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.
34  Todo o Israel que estava ao redor deles fugiu do seu grito, porque diziam: Não suceda que a terra nos trague a nós também.
35 ¶ Procedente do SENHOR saiu fogo e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.
36  Disse o SENHOR a Moisés:
37  Dize a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, que tome os incensários do meio do incêndio e espalhe o fogo longe, porque santos são;
38  quanto aos incensários daqueles que pecaram contra a sua própria vida, deles se façam lâminas para cobertura do altar; porquanto os trouxeram perante o SENHOR; pelo que santos são e serão por sinal aos filhos de Israel.
39  Eleazar, o sacerdote, tomou os incensários de metal, que tinham trazido aqueles que foram queimados, e os converteram em lâminas para cobertura do altar,
40  por memorial para os filhos de Israel, para que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o SENHOR; para que não seja como Corá e o seu grupo, como o SENHOR lhe tinha dito por Moisés.
41 ¶ Mas, no dia seguinte, toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR.
42  Ajuntando-se o povo contra Moisés e Arão e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do SENHOR apareceu.
43  Vieram, pois, Moisés e Arão perante a tenda da congregação.
44  Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
45  Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei num momento; então, se prostraram sobre o seu rosto.
46  Disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, põe nele fogo do altar, deita incenso sobre ele, vai depressa à congregação e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga.
47  Tomou-o Arão, como Moisés lhe falara, correu ao meio da congregação (eis que já a praga havia começado entre o povo), deitou incenso nele e fez expiação pelo povo.
48  Pôs-se em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga.
49  Ora, os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram por causa de Corá.
50  Voltou Arão a Moisés, à porta da tenda da congregação; e cessou a praga.
Fim. E até a próxima. 
Autor: pr Rômulo Martins

terça-feira, 19 de abril de 2016

Os amigos de Jó

Introdução: Quando os amigos de Jó ficaram sabendo que ele estava sofrendo luto, perdas e dores físicas, logo foram visitá-lo. Eles foram juntos com o propósito de “condoer-se e consolá-lo” (v.11) e realmente ficaram com dó de Jó quando “levantando eles de longe os olhos e não o reconhecendo, ergueram a voz e choraram”(v.12). Ficaram juntos com Jó em silêncio por sete dias (v.13), mas depois tentaram consolar seu amigo com argumentos próprios sem saber que se tratava de algo espiritual (Jó 1 e 2). Jó estava sozinho, até sua mulher estava descrente (Jó 2.9), então precisa de ajuda. A maior parte do livro de Jó é dedicada aos diálogos com seus amigos.
Você tem amigos?
Vamos refletir nas palavras dos amigos de Jó para reconhecer alguns tipos de amizade:
1- Elifaz e a EXPERIÊNCIA:
O primeiro amigo a falar foi Elifaz, o temanita por que era da região de Temã. O discurso de Elifaz é baseado na experiência de vida, relembrando exemplos bons da vida de Jó (Jó 4.3-4), bem como momentos ruins (Jó 22.7-10). Talvez Elifaz fosse o mais velho de todos ali, por isso foi o primeiro a ter direito à palavra. Os três discursos de Elifaz estão nos capítulos 4, 5, 15 e 22 do livro de Jó.
Note as palavras de Elifaz para seu amigo Jó quanto à experiência:
-Experiências do próprio Jó: Elifaz tenta lembrar seu amigo de situações que já tinha enfrentado e vencido, dizendo: “eis que tens ensinado a muitos e tens fortalecido mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que tropeçavam, e os joelhos vacilantes tens fortificado. Mas agora, em chegando a tua vez, tu te enfadas; sendo tu atingido, te perturbas” (Jó 4.3-5).  Além disso, diz que Jó teve outras oportunidades de ajudar outras pessoas, mas não fez (Jó 22.7-10) por isso estava precisando ser ajudado para sentir na pele a necessidade.
-Experiências de outras pessoas: depois Elifaz recorda Jó de fatos que ocorreram a outras pessoas: “lembra-te: acaso, já pereceu algum inocente? E onde foram os retos destruídos? Segundo eu tenho visto, os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam” (Jó 4.7-8). Se Deus é justo com outas pessoas também o seria com Jó. Também advertiu “queres seguir a rota antiga, que os homens iníquos pisaram?” (Jó 22.15), pois se Jó pecasse também seria castigado.
-Experiências de Elifaz: então começa a dizer sobre suas próprias experiências pessoas dizendo “quanto a mim, eu buscaria a Deus e a ele entregaria minha causa” (Jó 5.8) e chama atenção para seus conselhos “escuta-me, mostrar-to-ei; e o que tenho visto te contarei” (Jó 15.17). Sem saber a dor que havia em seu amigo, Elifaz acha que também já sofreu como Jó. Os conselhos de Elifaz são“reconcilia-te” (Jó 22.21) e “se te converteres” (Jó 22.23), mostrando-se como alguém que tem experiência com Deus.
As experiências de vida nunca podem ser desprezadas porque “a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5.3,4). Mas as experiências de cada um são diferentes e até com uma mesma pessoa, as situações são diversas em cada momento.
Existem amigos, como Elifaz, que acham que ‘ele faz’, ou seja, baseiam em sua própria sabedoria e conhecimento achando-se superiores. Se você tem um amigo que se acha muito sábio, com ar de superioridade, este não é um verdadeiro amigo que se coloca, junto ou no lugar do próximo.
Procure amigos experientes, mas que sejam humildes!
2- Bildade e a VAIDADE:
O segundo amigo de Jó a tentar lhe consolar foi Bildade, o suíta, pois vinha da região de Suá. O argumento de Bildade era quanto às vaidades do mundo, mostrando a seu amigo que tudo passaria. Os três discursos de Bildade nos capítulos 8, 18 e 25 do livro de Jó mostram que se preocupava muito com as vaidades dos seres humanos.
Perceba os argumentos de Bildade:
-Vaidade do tempo: Bildade mostra que tudo passa “porque nós somos de ontem e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra” (Jó 8.9). Faz também uma comparação com plantas que são belas, mas secam (Jó 8.11,12) e com uma teia de aranha que não tem firmeza (Jó 8.14-18). Lembra também que outras pessoas já viveram e sofreram tanto como Jó (Jó 8.8-10) e que tudo que estava vivendo iria passar rapidamente (Jó 8.7, 21,22).
-Vaidade das palavras: Bildade repreende seu amigo por falar demais “até quando falarás tais coisas? E até quando as palavras da tua boca serão qual vento impetuoso?” (Jó 8.2), pois para Bildade não adiantava ficar falando, mas sim confiar em Deus (Jó 8.5,6). Por isso chama atenção “até quando andarás à caça de palavras? Considera bem, e, então, falaremos” (Jó 18.2), achando que Jó estaria exagerando em suas palavras, embora na verdade estava apenas desabafando.
-Vaidade dos homens: Bildade defende a justiça Divina e afirma que o homem é pecador (Jó 25.1-6), injusto e merecedor de todo sofrimento, “por que somos reputados por animais, e aos teus olhos passamos por curtos de inteligência?” (Jó 18.3). Ainda fala quanto aos que são maus que serão frustrados se pensam que não têm castigo (Jó 18.5-10). Descreve o futuro de quem não confia em Deus dizendo que “tais são, na verdade, as moradas do perverso, e este é o paradeiro do que não conhece a Deus”(Jó 18.21). Com este argumento, Bildade diz que tanto os filhos de Jó pagaram pelos seus erros (Jó 8.4) como o próprio Jó era merecedor disso tudo.
O discurso de Bildade é muito sábio, quanto às doutrinas das Escrituras, mas são desprovidos de sentimento. Enquanto afirma que tudo passa, o tempo, as palavras e as intenções humanas, Bildade não reconhece a dor de seu amigo que a cada segundo é longo por causa de suas feridas e angústia. Jó precisava desabafar o que sentia e estava disposto a buscar a Deus.
Existem amigos que são como Bildade, uma verdadeira ‘beldade’, ou seja, falam palavras bonitas, porém não sentem o que estamos sofrendo. São pessoas que só pensam em si mesmas. Para eles mais vale o seu próprio eu e suas vaidades do que compartilhar o que vivemos.  Se você perceber vaidade, orgulho ou arrogância em uma pessoa saiba que esta não é uma amizade verdadeira.
Cuidado com amigos que são vaidosos!
3- Zofar e o LEGALISMO:
O terceiro amigo a falar com Jó foi Zofar, o naamatita, pois era da região de Naamá. O discurso de Zofar foi legalista. Acusou Jó de estar pagando pelos próprios erros. Não se importava com o sofrimento de seu amigo, preferindo assistir mais um julgamento Divino condenando-o por seus pecados. Os dois discursos de Zofar estão nos capítulos 11 e 20 do livro de Jó.
Percebe-se o legalismo nas palavras de Zofar:
-Legalismo da religiosidade: no primeiro discurso de Zofar, no capítulo 11, faz uma linda pregação sobre a bondade e justiça de Deus ensinando ‘verdades’ que Jó não saberia (Jó 11.1-4). Defende a sabedoria de Deus (Jó 11.5-10) e condena os pecadores como merecedores de castigo (Jó 11.11,12 e 20). Depois dá conselhos a Jó que se arrependa e volte a buscar a Deus (Jó 11.13-19).
-Legalismo das opiniões: Zofar se achava muito entendido e por isso falava baseado nas suas próprias opiniões “visto que os meus pensamentos me impõem resposta, eu me apresso” (Jó 20.2) e que “o meu espírito me obriga a responder segundo o meu entendimento” (Jó 20.3b). Para Zofar valia mais estar do lado certo, ou seja, com a razão, do que apoiar seu amigo.
-Legalismo de acusações: Zofar também argumenta que Jó era muito rico porque “oprimiu e desamparou os pobres, roubou casas que não edificou” (Jó 20.19) então não poderia continuar na prosperidade (Jó 20.15-18). Convicto disto, Zofar deseja toda sorte de castigos para Jó (Jó 20.20-28), dizendo que “tal é, da parte de Deus, a sorte do homem perverso, tal a herança decretada por Deus” (Jó 20.29). Para Zofar a justiça estava acima dos sentimentos.
Zofar parte do pressuposto de que Jó é injusto e está em pecado, esquecendo-se que também era pecador. O tom das palavras de Zofar mostra que sua religiosidade era a resposta para tudo.
Pessoas legalistas são insensíveis, não se importam com o sofrimento alheio e sempre encontram um motivo que justifique o que aconteceu. Para estas pessoas as causas justificam tudo, doa a quem doer. Um verdadeiro amigo socorre ao seu próximo e não lhe acusa ou deseja o mal. Se você conhece alguém que valoriza mais as normas e religiosidade do que a vida das pessoas, então não é um verdadeiro amigo.
Cuidado com amigos legalistas!
4- Eliú e a MISERICÓRDIA:
O último amigo que falou com Jó foi Eliú, que parece ter chegado depois, ou não foi citado antes porque era mais jovem que os outros (Jó 32.4 e6). Eliú era educado e esperou sua vez de falar (Jó 32.4,5), mas ficou nervoso “contra os três amigos, porque, mesmo não achando eles o que responder, condenavam a Jó” (Jó 32.3). Também se irritou com Jó por ter caído nas argumentações de seus três amigos tentando se defender pela sua própria experiênciavaidade e legalismo (Jó 32.2), pois isto seria auto justificar-se diante de Deus ao invés de buscar sua misericórdia. O longo discurso de Eliú está nos capítulos 32, 33, 34, 35,  36 e 37 do livro de Jó.
Eliú conduz a conversa para misericórdia:
-Misericórdia em vez de experiência: Eliú descobre que de nada adianta ter experiência de vida sem conhecer a misericórdia de Deus, pois antes “dizia eu: falem os dias e a multidão dos anos ensine a sabedoria” (Jó 32.7). Depois descobre que “os de mais idade não é que são mais sábios, nem os velhos, os que entendem o que é reto” (Jó 32.9). Não adianta falar muito porque “só gritos vazios Deus não ouvirá” (Jó 35.13), nem basear-se em conhecimentos humanos, mas buscar sabedoria em Deus“que nos ensina” (Jó 35.11). Eliú entende que quando o homem reconhece a grandeza de Deus e sua pequenez diante do Senhor então conhece a verdadeira sabedoria revelada por Deus (Jó 33.14,15).
-Misericórdia e não vaidade: Eliú reconhece suas limitações sentindo-se constrangido (Jó 32.18), mas declara que “não sei lisonjear” (Jó 32.22) e é humilde com “sinceridade do meu coração” (Jó 33.3). Reconhece como todos são pequenos diante de Deus e precisam se arrepender (Jó 34.19-23). Eliú descreve a soberania e perfeição de Deus acima de todas as coisas (Jó 36.24-33) e por isso todos devem se render ao Senhor (Jó 37.1-23), “por isso os homens o temem, Ele não olha para os que se julgam sábios” (Jó 37.24). Ao perceber a arrogância dos três amigos, vê que estavam mais preocupados em se mostrar sábios, do que em ajudar Jó.
-Misericórdia e não legalismo: Eliú não defende Jó nem seus amigos (Jó 32.15) e promete que “não farei acepção de pessoas” (Jó 32.21) colocando-se no mesmo patamar de pecador que os outros, “também sou formado do barro” (Jó 33.6). Chama atenção de Jó quanto às suas defesas mostrando que Deus é maior que tudo (Jó 33.8-13). Reconhece os livramentos de Deus (Jó 33.23-26) e que “tudo isto é obra de Deus” (Jó 33.29) com propósito para o bem e não para o mal (Jó 34.12-15). Eliú corrigiu Jó por se defender para não ser rebelde (Jó 34.37) se não reconhecesse a grandeza de Deus (Jó 35.1-7), que é bom dando sempre oportunidades (Jó 36.11) então precisava se confessar reconhecendo-se como pecador ao invés de se justificar (Jó 36.12-21). Eliú percebe que os três amigos de Jó o estavam condenando ao invés de ensinar sobre a misericórdia e perdão de Deus.
As palavras de Eliú foram como bálsamo, mesmo que confrontando o ambiente de auto piedade onde Jó tentava se condoer diante da insensibilidade de seus ‘amigos’. Enquanto Jó se justificava em vez de reconhecer a justiça de Deus, seus amigos, o condenavam em vez de ajudá-lo. A sabedoria de Eliú se destaca porque apresenta a Jó um Grande Amigo que é o Deus misericordioso e que pode mudar todas as coisas. Então Jó se lembrou “como fui nos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus estava sobre a minha tenda” (Jó 29.4). O Deus que para Jó tinha se tornado um inimigo castigador e irado, agora se revela cheio de bondade e amor, graças ao ensino do jovem Eliú, que conhecia a misericórdia Divina.
Amigos como Eliú sempre chegam na hora certa, são sábios, respeitosos e acima de tudo colocam Deus em primeiro lugar. São pessoas que não se julgam superiores, nem melhores, mas procuram se colocar em nosso lugar. A palavra misericórdia significa ‘miséria do coração’ e tem o sentido de sentir a dor do outro.
Ao invés de julgar por nossa experiência pessoal, pela vaidade de se achar melhor ou condenar com legalismo é melhor fazer como Jesus disse “bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5.7).
Procure amigos que conheçam a misericórdia de Deus!
Faça amigos verdadeiros!
-CONCLUSÃOJó 42.10 “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra”
A vida Jó mudou depois que aprendeu a orar por seus amigos. Jó sabia que precisava de amigos verdadeiros, mas que acima de tudo dependia de Deus e que também deveria ser um amigo para seu próximo. Foi na sua angústia que Jó conheceu a verdadeira amizade, pois “ao aflito deve o amigo mostrar compaixão” (Jó 6.14) e mudou seu comportamento reconhecendo “eu sou irrisão para os meus amigos” (Jó 12.4).
Jó desabafou sua solidão quando viu que “todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim” (Jó 19.19). Somente quando esteve completamente só é que passou a buscar a Deus como amigo, pois “os meus amigos zombam de mim, mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus” (Jó 16.20). Então pediu a seus companheiros que reconhecessem seu sofrimento dizendo“compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim” (Jó 19.21).
Quando Jó se concertou com Deus passando a orar e ouvir a voz de Deus (Jó 38 e 39), confessando-se pecador (Jó 40.3-5) e ouviu Deus falar com ele de maneira poderosa (Jó 40.6-24 e 41.1-34). Por isso Jó reconhece que somente agora conhecia Deus como um verdadeiro amigo, porque “na verdade, falei do que não entendia, coisas maravilhosas demais para mim, coisas que não conhecia... eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42.3e 5). Agora Jó estava disposto a aprender a verdade (Jó 42.4) reconhecendo-se como pecador (Jó 42.6).
Entretanto chegou a hora de Jó ajudar seus amigos, porque “tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó” (Jó 42.7).  Então Jó orou por seus amigos ao invés de fazer como eles e começar a discutir quem estava com razão.
Amigo de verdade são aqueles que oram por você e com você. Não adianta ficar falando e argumentando. Os amigos de Jó foram sinceros enquanto ficaram em silêncio e choraram com Jó e também quando ficaram em silêncio (Jó 2.12,13). Mas verdadeiros amigos oram e colocam tudo diante do maior de todos os Amigos: JESUS!
Procure amigos de Oração!

Fonte: http://www.esbocosermao.com/

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

ILUSTRAÇÃO: A janela suja


Eles estavam casados a trinta e cinco anos, no começo tudo era uma maravilha. Mas, as pessoas são como o vinho com o passar do tempo alguns melhoram e outros viram vinagre. A mulher dessa estória ao invés de melhorar foi piorando e se tornando uma pessoa amarga, crítica, murmuradora. E o marido por amá-la muito suportava com paciência todo aquele mau humor. Eles moravam em uma casa que tinha uma grande janela e na casa ao lado mudou-se uma nova família, e a mulher comentou:
– Espero que essa família não seja barulhenta. Espero que não tenham cachorro e nem crianças.
O marido ali lendo o jornal com paciência:
– Aham.
E assim a mulher começou a reparar na casa da visinha. Num sábado a tarde ela olhou pela janela e viu a nova vizinha estendendo roupas no varal e colocando vários lençóis, ela comentou com o marido:
– Olha só! Olha a nova vizinha, não sabe nem lavar roupa direito, olha a cor do lençol.
E o marido olhou pela janela por cima do jornal e disse:
– Aham.
Todo sábado ela olhava pela janela e dizia:
– Que lençóis sujos! Se eu tivesse amizade com essa vizinha eu iria ensiná-la como se lava um lençol direito. Olha só! Olha lá meu marido, que lençol sujo!
Ele que estava lendo jornal olhou pela janela e disse:
– Aham.
Ela ficava murmurando, todo sábado a mesma coisa:
– Há mais essa vizinha não sabe lavar roupa, olha a cor do lençol que sujeira eu não dormiria numa cama com um lençol dessa cor!
Depois de algumas semanas teve um sábado que ela olhou pela janela, e comentou com seu marido:
– Veja só! A vizinha aprendeu a lavar roupa, olha como os lençóis estão branquinhos!
O marido olhou para a esposa, abaixou o jornal e disse:
– Querida sabe o que aconteceu, hoje eu levantei mais cedo do que você e lavei a NOSSA JANELA.
A mulher não sabia onde enfiar a cara porque o problema não era a vizinha o problema era a ótica com que ela via as coisas.
Talvez você esteja olhando pro teu semelhante através de uma vidraça toda suja e embaçada e julgando as outras pessoas por aquilo que você vê dentro de si mesmo. Talvez você esteja olhando os outros por essa janela, é hora de você levantar um pouquinho mais cedo e lavar sua janela, tirar todas as impurezas.
Quando Jesus estava aqui na terra observou a maneira com que o ser humano gosta de julgar seu semelhante. E Ele corrigiu isso através de um duro discurso, que você encontra no evangelho de Mateus 7.3, Jesus diz: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?”. O quê Jesus quis dizer com isso? Que às vezes a pessoa está muito preocupada com pequenas coisas na vida do seu próximo e não repara as grandes coisas erradas que estão na sua própria vida.
E Jesus colocou as coisas dessa maneira quando falou “Porque reparas no argueiro”, sabe o quê é um argueiro? O argueiro é apenas um pozinho suspenso no ar que cai no olho da pessoa, é menor do que um cisco. Já a trave, é a coluna de maneira que sustenta o telhado de uma casa, Jesus disse: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?”. E olha a maneira dura como Jesus fala agora, ele diz: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”. Traduzindo, concerta primeiro a tua vida antes de ficar se metendo na vida dos outros. Se corrija primeiro antes de querer corrigir as outras pessoas. Porque se você estiver errado, como você poderá corrigir alguém. O pai que diz para o filho, não minta! Mas, ele mesmo mente. O pai que diz para o filho, não fume! Mas, ele mesmo fuma. O pai que diz para o filho volte cedo pra casa! Porém, ele mesmo chega de madrugada. O pai que diz à filha, não quero você em barzinhos! Ele vive enfiado nos bares.
Medite um pouquinho. Se você quer que as pessoas a sua volta mudem, então, mude você primeiro e não critique, não aponte o dedo, porque no inicio deste discurso Jesus disse assim: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”. Nós não estamos aqui neste mundo para julgar ninguém, Deus não atribuiu a homem algum o papel de juiz, nem a pastores, nem a padres, nem a lideres, nem a governantes, há ninguém é dado o direito de julgar o seu próximo, porque todo juízo pertence a Deus.
Nós estamos sim, nos preparando para comparecer ao tribunal, e quando nós estivermos naquele tribunal os nossos valores serão levantados, porque com a mesma medida com que medimos seremos medidos. Se você é uma pessoa crítica, intolerante, que não tem misericórdia de ninguém. Então também você será julgado com critica, intolerância e ninguém terá misericórdia de você. Se você é daquele tipo de pessoa que vive julgando e condenando todo mundo. Não se engane, pois, haverá pouca esperança para você no dia do juízo. Mas, se você é do tipo misericordioso, se você é do tipo compassivo, longânime, que perdoa, que esquece. Então também Deus agirá desta maneira, e com a mesma medida Ele te julgará “bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.
Meu irmão concerta a sua vida, lava a sua janela, tire a trave do seu olho e ai você verá direito para ajudar o seu irmão.
Fonte: autoria Juanribe Pagliarin


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