Certa vez uma pessoa disse: Preciso encontrar uma Igreja perfeita. O Pastor que ouviu aquela afirmação disse: Se você encontrar uma Igreja perfeita, por favor não entre nela, porque você vai estragar.
Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? Mt 7: 3-5
IGREJA PERFEITA?
Será que existe uma Igreja perfeita?
Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que não existe Igreja perfeita. Se você é um daqueles que está buscando isso. Você vai perder o seu tempo.
A questão da Igreja perfeita é muito importante. Porque a palavra perfeição é muito abrangente. Por isso é importante conhecermos e distinguirmos o sentido pelo qual procuramos a Igreja Perfeita.
Precisamos entender qual o sentido da Palavra perfeição que tanto procuramos. Porque a Igreja ela exsite sob dois ângulos.
O primeiro no sentido espiritual. Neste sentido a Igreja é perfeita, é a Igreja como organismo vivo, como corpo de Cristo, justificada e santificada, casa espiritual, sacerdócio santo. Neste sentido ela é perfeita pela obra redentora de Jesus Cristo.
Segundo no sentido de organização terrena. Neste sentido a Igreja é imperfeita, assim como todos nós que a compomos, somos imperfeitos, passivos a erros. Portanto, é preciso que tenhamos essa compreensão, pois caso contráio nos perderemos e ficaremos buscando aqui ou ali encontrar aquilo que nunca acharemos. A perfeição na Igreja imperfeita.
Eu já ouvi muitos falarem que temos que ser como a Igreja primitiva. Que aquele modelo é o modelo correto. Mais se examinarmos a Bíblia Sagrada veremos algo interessante sobre isso. Vejamos:
Em Atos 6.1 lemos Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.” (At 6. 1)
Veja, a instituição dos diáconos foi uma solução encontrada para acabar com um conflito dentro da Igreja (imperfeita). Isso eu estou falando apenas de um erro dentre muitos outros citados pelos apóstolos e nas cartas de Paulo.
Igreja perfeita aqui na terra é utopia. Igreja perfeita somente nos céu. Na eternidade. Lá a Igreja será perfeita porque definitivamente nossa natureza errante e pecaminosa será transformada segundo a imagem de Deus.
Assim como não encontraremos pessoas perfeitas, familias perfeitas, nem sociedade perfeita, nem cidade perfeita, e nem país perfeito, jamais encontraremos a Igreja perfeita.
Geralmente, as pessoas se apegam a essa questão para justificarem suas ausências nos cultos e o não desejo de caminhar com a comunidade. Mas veja o que a Bíblia a Palavra de Deus nos recomenda:
“Não deixemos de congregar-nos [na igreja imperfeita], como é costume de alguns;” (Hb 10:25 – Grifo meu)
Nós precisamos fazer parte desta comunidade (igreja) ordenada por Deus, contribuindo para que esta Igreja imperfeita possa se aproximar do exemplo de Jesus Cristo aquele que é perfeito.
Se você e eu formos a Igreja com o intuito de acharmos defeitos, voltaremos certamente com um caderno de anotações cheios deles.
Lembremo-nos disto: A imperfeição começa em nós. E se ela começa em nós como exigir a perfeição da Igreja.
Jesus falou da trave no olho. Onde as pessoas estão procurando um cisco no olho do outro enquanto em suas vistas está uma trave.
Que Deus nos ajude a ajudarmos uns aos outros (imperfeitos) a buscar a perfeição em Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário