Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2015

“Sangue e Água” – A Cruz de Cristo – parte 10

Texto base: João 19:31–36 

Jesus ficou 6 horas crucificado (das 9 às 15 horas). A partir do meio dia, as trevas cobriram o céu. Os soldados foram quebrar as pernas dos crucificados. Quebraram dos dois ladrões para eles morrerem mais rápido (sem apoio das pernas, a respiração ficaria muito difícil, levando o condenado a morrer asfixiado). Mas quando chegaram em Jesus, Ele já estava morto! Para confirmar a Sua morte, um soldado cortou o lado dEle com uma lança. 
Pelo corte saiu sangue e água. O sangue e a água que saiu pelo corte que a lança causou têm significado tremendo para as nossas vidas. O significado é a santificação. A morte e ressurreição de Jesus Cristo nos santifica. Existe dois tipos de Santificação: a Posicional e a Progressiva.
1.  Santificação Posicional (Cristo por nós): É o sangue de Jesus em nós. Sou santo porque Deus é santo. Sou santo, não porque faço alguma coisa ou por merecer isso, mas sim porque Jesus é perfeito. É a santificação pela nossa posição em Cristo. O sangue dEle nos salvou (Salvação). O sangue dEle não oculta o pecado, mas sim, o tira (Santificação)! No texto de Hb.9:11–22, lemos que sem sangue não há purificação e santificação, ora, foi o sangue de Jesus que nos purificou e nos santificou. No VT o sangue de animais servia para santificar os utensílios do Tabernáculo e também as pessoas (tanto o povo como os sacerdotes). Na nova aliança, o sangue de Jesus substituiu o sangue dos animais sacrificados. O sacrifício encerrou–se em Cristo e Ele o fez por nós. Quando aceitamos Jesus, o sangue dEle nos santificou.
2.  Santificação Progressiva (Cristo em nós): é a água que saiu do lado de Jesus em nós. A água simboliza o Espírito Santo (Jo.4:14; 7:38–39). O Espírito Santo em meu coração, leva–me a tomar atitudes e decisões cada vez mais corretas. Leva–me a um processo de santificação. Em Fp.2:12–13 lemos que devemos efetuar a nossa salvação, ou seja, dar continuidade no processo da santificação, com temor e tremor, fazer a nossa parte: orar, ler a Palavra, testemunhar, jejuar, fazer atos proféticos, etc. devemos ser santos.
Ai de nós se não nos santificarmos progressivamente (Hb.12:14).
Líder: ministre em seus discípulos. Unja-os com óleo. Declare palavras de vitória. Eles têm que se quebrantar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA