Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O QUE É APOSTASIA, OU APOSTATAR DA FÉ?


Apostasia (em grego antigo απόστασις [apóstasis], "estar longe de") tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. Ao contrário da crença popular, não se refere a um mero desvio ou um afastamento em relação à sua e à prática religiosa. Pode manifestar-se abertamente ou de modo oculto.
Dependendo de cada religião, um apóstata, afastado do grupo religioso no qual era membro, pode ser vitima de preconceito, intolerância, difamação e calúnia por parte dos demais membros ativos. Um caso extremo, é aplicação da pena de morte para apóstatas na religião islâmica em países muçulmanos, como por exemplo, na Arábia Saudita e Irã.

Apostasia no Catolicismo Romano

Segundo o Código de Direito Canônico de 1983 e atualizado em 20098 , apostasia é o repúdio total à fé cristã9 , que difere do cisma que é a recusa em submeter-se à autoridade do Papa ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos 9 . Ainda segundo o Código de Direito Canónico, o apóstata da fé incorre em excomunhão latae sententiae10 , isto é, aquela em que o fiel incorre no exato momento em que apostata.

Apostasia no Cristianismo Protestante

Apostasia, no protestantismo, é o esfriamento da fé, o abandono dos princípios bíblicos. Uma igreja ou um indivíduo apóstata, é uma igreja ou indivíduo que se aderiu ao mundanismo e aos costumes seculares, substituindo os princípios de Deus.
Há dezenas de passagens bíblicas que, de fato, mostram que alguém pode apostatar ou perder a sua salvação. Jesus, por exemplo, diz que o amor de muitos esfriara (Mt 24.12,13). Ele adverte que aqueles que olham para trás são indignos do reino (Lc 9.62). Adverte-nos também a nos lembrarmos da mulher de Ló (Lc 17.32). O Senhor advertiu ainda que se alguém não permanecer nEle será cortado (Jo 15.6). Paulo, o apóstolo da graça, adverte que podemos cair da graça (G15.4). Ele ainda lembra-nos de que alguns naufragaram na fé (1 Tm 1.19) e que outros abandonarão a fé (1 Tm 4.1).
Para Paulo, aquele que negar o Senhor será negado por Ele (2 Tm 2.12). E Pedro cita aqueles que escaparam da corrupção do mundo pelo conhecimento do Senhor Jesus Cristo e que depois se desviaram. Todos esses textos mostram a possibilidade real, e não apenas hipotética, de alguém vir a perder a salvação. Como se desencadeia esse processo: 1) O cristão deixa de levar a serio as advertências da Palavra (Lc 8.13; Jo 5.44,47); 2) Quando o mundo passa a ser mais importante do que o Reino de Deus (Hb 3.13); 3) Uma tolerância para com o pecado (1 Co 6.9,10); 4) Dureza do coração (Hb 3.8,13); e 5) Entristecer o Espírito Santo deliberada e continuamente (Ef 4.30). (Veja o livro: Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal (HORTON,Stanley M. CPAD, Rio de Janeiro).
 
Um mal evitável
 
A apostasia, portanto, é uma real possibilidade, mas não devemos nos centrar nela, mas na graça de Deus. Ainda ao tratar desse assunto, a Bíblia de Estudo Pentecostal observa que, embora seja um perigo para todos os que vão se desviando da fé e se apartam de Deus, a apostasia não se consuma sem o constante e deliberado pecar contra a voz do Espírito Santo. As Escrituras afirmam com clareza que Deus não quer que ninguém pereça (2 Pe 3.9) e declaram que Ele receberá todos que já desfrutaram da graça salvadora, se arrependidos, voltarem para Ele (cf. Gl 5.4; 2 Co 5.1-11; Rm 11.20-23; Tg 5.19,20). Fica a advertência bíblica para nós: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações (Hb 3.7,8,15; 4.7).
Texto extraído do livro: Porção Dobrada, uma analise bíblica, teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu - José Gonçalves, págs. 19-23 – CPAD.
CLIQUE NO LINK E VEJA A NOTÍCIA.
 Prezados amigos. A bíblia diz que um oitavo rei caminhava para a perdição. Desde que o Vaticano assumiu status de Estado os papas adquiriram status de rei. E o papa Francisco é o Oitavo na linha sucessória, a bíblia ainda diz que o sétimo duraria pouco tempo. O Papa Bento foi o sétimo e durou pouco. Este Atual já está armando o palco o cenário para o Anticristo . Leiam isto e fiquem atentos. Quem não conheço a bíblia vai continuar enganado e vai se perder. Se quiser maior informação procure a Igreja Evangélica mais perto de sua casa ou vá no Ministério AVIVA e vamos te dar as orientações que Jesus deixou para quando estas coisas acontecerem.
FONTES DE PESQUISA:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Apostasia
http://ensinandoeaprendendoapalavra.blogspot.com.br/2013/03/pode-um-salvo-em-cristo-apostatar-da-fe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA