Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ilusão


Uma família vivia o drama de morar numa pequena casa. Os cômodos eram apertadíssimos, e a sogra do chefe do lar morava junto. O homem foi reclamar com o líder da cidade, dizendo que precisava de uma casa maior, pois não agüentava mais. Era um sofrimento contínuo. O líder prometeu resolver a situação, mas, na verdade, não sabia como solucionar o pro­blema.
O homem continuou reclamando, dia após dia, sem con­seguir resposta satisfatória. Em dado momento, o líder da ci­dade descobriu uma saída e, quando o homem chegou para reclamar, passou a orientação:
— Olha, o senhor compra um bode e o deixa dentro de
casa, morando com vocês, que as coisas vão melhorar.
O homem seguiu o conselho. Comprou um bode que pas­sou a morar com aquela família. O casal, os filhos e a sogra. O animal sujava a casa inteira. Defecava, urinava, derrubava uten­sílios, comia frutas e verduras, parte do mantimento da casa e ainda comia panos e rasgava roupas. O dono da casa voltou furioso para reclamar com o líder e dizer que a situação havia piorado. Recebeu outro conselho.
—Agora o senhor compra um cavalo, e as coisas melhorarão.
O homem voltou para casa puxando um cavalo pela corda e o colocou com a mulher, os filhos, a sogra e o bode. A casa Ficou menor ainda. Agora o bode urinava, defecava, comia mantimentos e deixava um tremendo mau cheiro que infesta­va a casa, juntando-se ao cavalo, que dividia o que sobrava, e ainda derrubava móveis, comia nas panelas e dava uns coices quando perturbado pelo bode. A ponto de explodir, o homem correu e foi falar novamente com o líder. Desta vez, depois de acalmá-lo, o líder deu outro conselho:
— Compre uma vaca e tudo será resolvido.
Lá se foi o homem com uma vaca para casa. A situação ficou insuportável. A mulher, os filhos, a sogra, mais o bode, o cavalo e a vaca transformaram a casa num ambiente hostil. A fa­mília não podia dormir para poder administrar a situação, lim­par a sujeira dos animais, impedir que comessem todo o ali­mento, separando-os e promovendo a convivência de todos, o que era impraticável. O chefe do lar quase ficou louco. Num instante, tomou a decisão de resolver a questão de uma vez, e rumou para falar com o líder da cidade.
O líder tinha uma resposta ao homem:
— Agora o senhor tira os animais de lá, dê uma boa lavada
na casa, pinte todas as paredes, desinfete tudo e depois volte
aqui para conversarmos.
Após cumprir a tarefa, o homem voltou mais aliviado.
E então, como ficou? Está satisfeito? — perguntou-lhe o líder.
Agora sim —, respondeu o pobre morador — tudo me­lhorou. A casa virou um palácio e até sobrou espaço.

A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce (Pv 27.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA