Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

A diferença entre: destruídos e caídos e os que são edificados e permanecem em pé.

 MANEJANDO A PALAVRA DE DEUS

INTRODUÇÃO:
            O povo de Deus não pode e não será destruído! – Esta afirmação somente será verdade, se em meio a este povo não houver desprezo pelo conhecimento e prática das escrituras. O conhecimento com prática faz diferença entre: destruídos e caídos e os que são edificados e permanecem em pé. Os 4:6; Mt 7:24-27.

            SEU SIGNIFICADO:
            Palavra Bíblia significa: conjunto de livros sagrados. Em algumas passagens bíblicas nós também temos uma idéia do que significa este livra para nós, tais como: Lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Veja: Sl 119:105 e Jo 6:63; Pv 6:23.

            ORIGEM DO NOME:
            Bíblia é uma palavra latina que significa “livro”. Este nome foi usado pela primeira vez para designar “as escrituras” no 464 d.C. por João Crisóstomo. Essa palavra não é bíblica.
1.      O vocábulo hebraico Biblus designava originalmente uma planta que crescia às margens do rio Nilo, do qual se fabricavam o material para escrita também conhecido como papirus, do qual originou a palavra papel. Mais tarde, como o primeiro livro impresso foi a Bíblia, o nome ficou assim estabelecido, por causa da origem do material (planta) do qual surgiu o material que hoje, conhecemos como papel. (Lc 4:17).
2.      A palavra Testamento deriva do vocábulo grego: “diateko”, que aparece 26 vezes no N.T.. Significa “aliança” podendo ser traduzida como “Testamento”, “acordo”, Lc22:20; I Co 3:6-13. A palavra “berit” (Hebraico: aliança) foi usado pela primeira vez por Deus em Gn 9:12. Daí, deriva os nomes de A. Testamento e N. Testamento, para designar os acordos de Deus feitos com Israel e, o acordo de Deus feito com a (igreja) humanidade.

NOMES APLICADOS À BÍBLIA:
1.      Escritura ou escrituras – Refere-se a um trecho ou livro referido dentro da Bíblia. (Lc 4:21);
2.      Palavra de Deus – Refere-se ao fato da Bíblia ter sido produzida pela vontade e inspiração do Senhor. É o mais perfeito dos nomes da Bíblia (Mc 7:13);
3.      Bíblia – É o nome mais popular modernamente. É uma transliteração de “Biblus”;
4.      Livro do Senhor – Era frequentemente usado pelos profetas e reis (Is 34:16);

OS SÍMBOLOS APLICADOS À BÍBLIA
1.      Lâmpada – (Sl 119:105) É luz para o nosso caminho;
2.      Espada do Espírito Santo – (Hb 4:12; Ef 6:17) É arma de ataque na guerra espiritual;
3.      Fogo e martelo – (Jr 20:9; 23:29) Traz calor e prova as verdades e quebrantamento de corações;
4.      Semente – (Sl 126:6; Lc 8:11; I Pe 1:23) Sendo bem recebida pode brotar vida eterna;
5.      Pão – (Is 5:10; Dt 8:3) alimento espiritual e moral;
6.      Leite – (I Co 3:2; I Pe 2:2) alimento rudimentar para recém nascidos e crianças;
7.      Carne – (Hb 5:12-13) alimento sólido para adultos espirituais;
8.      Mel e água – (Sl 119:103; Ez 3:3; Ef 5:26a) Traz doçura e paz; Pureza, prazer e deleite;
9.      Espelho – (Tg 1:23-24) Reflete nosso verdadeiro caráter em confronto com o de Deus;
10.  Verdade – (Jo 17:17; II Jo 4) Norteia o caminho e o estilo de vida do cristão.

A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS
            A palavra inspiração divina, vem do vocábulo grego: “Theospneustos”, que significa: “Sopro de Deus”. Inspiração diz respeito ao ato de Deus supervisionar o registro de uma verdade revelada ou reportada, isentando o escritor sagrado de qualquer acréscimo ou decréscimo da verdade. – Há uma grande quantidade de textos que atestam isso. Vejamos: Ex 24:4; II Rs 17:13; Is 34:16; Is 59:21; Zc 7:12; Sl 78:1; Mt 5:18; Mt 23:1-3; Mt 26:54; Lc 18:31-33; Jo 10:35; Lc 3:4; Rm 3:2; II Tm 3:16; I Co 12:9-16; Hb 1:1; At 1:16; II Pe 1:20-21; II Pe3:2, etc.
            A inspiração de Deus no registro das escrituras é total e completa e é notável em toda a Bíblia.  Por isso afirmamos que a Bíblia é a Palavra de Deus e, não apenas contém a Palavra de Deus.

            Isto não quer dizer que tudo que está escrito na Bíblia é “bíblico” ou correto, pois a Bíblia registra fatos e acontecimentos que ocorreram paralelamente: e, a narração de costumes, ou afirmações de ímpios e do próprio diabo, embora que constem nas escrituras, não poderão ser tomadas como verdades ou experiências a serem obedecidas ou vividas. Vejamos alguns:
Moisés – Mata um egípcio e o esconde na areia (Ex 2:2).
Satanás – Tenta a Jesus, com textos da própria Bíblia para que Ele tente a Deus (Mt 4:6).
Irmãos, Jerusalém – Manifestam uma crendice judaica, em que cada homem tem um anjo que fala e se parece com ele (At 12:15).
            A Bíblia nunca deixará de ser a Palavra de Deus inspirada, porque registrou “fatos reprováveis”, ou “mostrou a fraqueza dos homens de Deus em suas vidas e concepções”. “Para mim Ela se torna mais Palavra de Deus ainda, pois não é hipócrita em esconder o erro de seus homens, mas me mostra o que o homem é e, o que Deus quer que ele seja”. – Wanderley Guimarães

            A Bíblia é o livro mais lido e discutido em todo o mundo e em todos os tempos. É o único livro no mundo que guarda uma característica sem igual; é que, sendo concluída a sua escrita a mais de 1900 anos, qualquer um pode ler e o autor estar sempre ao seu lado para lhe tirar as dúvidas. Isto não é tecnologia, isto chama-se: Onipresença do autor, que é Deus.

O PROPÓSITO DAS ESCRITURAS:
            A razão da Bíblia ser escrita, foi para que todos os homens pudessem conhecer a Deus, a Jesus e através disso serem salvos. (Is 55:5; Ex 20:1-3; Jz 2:10-14; Jo 20:31).

            A FORMAÇÃO DA BÍBLIA:
            O primeiro livro da Bíblia (Gênesis) foi escrito por Moisés, cerca de 1500 a.C.; o último (Apocalipse) a ser escrito, foi escrito por João, o Apóstolo, cerca de 95 d.C. – Foram mais ou menos 40 escritores que participaram da formação do Canon bíblico, através da inspiração de Deus. O Apóstolo Pedro afirma esta verdade: (II Pe 1:21-22) – Então nós temos provas palpáveis que um homem sozinho não pôde produzi-la, visto haver descobertas de manuscritos, distantes um do outro em mais de 1200 anos. Nenhum homem viveu mais que 969 anos. – A Bíblia foi escrita num período de aproximadamente 1600 anos.
            As escrituras tiveram recentemente (1990), nos Estados Unidos uma prova científica e axiomática de que realmente ela foi inspirada por apenas uma mente. – Foi inventado nos EUA um computador que faz leitura da autoria e das idéias de um livro para revelar com exatidão quantos autores escreveram aquele livro. Após ser exato em seus resultados; colocaram a Bíblia para ser folheada por ele. – Depois de sucessivas vezes passando as páginas da Bíblia, tiveram que aceitar a informação que ele dava, a cada vez que passava pelas páginas da Bíblia. O resultado sempre foi o mesmo. Um autor !! – Seria o Espírito Santo de Deus?!?!

            O PODER DAS ESCRITURAS:
            Parece-nos estranho que letras (verdades e ensinos) gravadas em um papel tenham poderes (autoridades) espirituais sobre a vida dos homens, dos anjos e dos demônios, mas a Bíblia nos indica isso mesmo. Vejamos:

            Dt 6:5-9 – A palavra escrita não deveria apenas estar no coração e ser ensinada aos filhos, mas também estar nas paredes, umbrais e roupas, como se faz hoje nos lares cristãos.
            Is 55:11 – Sai da boca de Deus, passa pelo homem e nunca voltará para Deus vazia.
            Jo 6:63 – Ela é vivificada a cada momento pelo Espírito Santo. Por isso são espírito e vida.
            Ef 6:17 – Arma de ataque na guerra espiritual. Pode colocar (aliada a uma vida piedosa) os nossos inimigos para retirarem, assim como fez o Senhor Jesus no deserto. (Mt 4:4,7 e 10).
            Cl 3:16 – Habitar em nós (mente e emoções) guiando-nos, instruindo-nos e aconselhando-nos.
            Hb 4:12 – O escritor de Hebreus atesta que a Palavra de Deus é viva, e eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de ... discernir os pensamentos e propósitos do coração. – Vejamos as verdades intrínsecas do texto:
Viva – A Palavra de Deus é viva e se cumprirá cabalmente mesmo que o céu e terra passem.
Eficaz – No grego, “energues”, isto é: “operante dinâmica”. Significa que a palavra está carregada de toda energia divina, e cumpre o propósito para o qual Deus o enviou. (Is 55:11)
Mais cortante que uma espada de dois gumes – No grego. “Makhaira”, que é como o bisturi do cirurgião e está destinada a curar o homem. A Palavra de Deus, ao ser liberada e, chegando até a parte mais íntima do ser, sara as feridas mais profundas da alma.

RENOVAÇÃO DA MENTE

            A influência da Palavra de Deus na vida do cristão deve produzir uma “fuga da corrupção, do pecado e das paixões do mundo”. (II Pe 1:4). E, a renovação da mente, pois este é o único meio do cristão experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2). – Veja:

Não vos conformeis com este mundo – Não aceitar a forma do mundo é uma porta para encontrar a forma divina de viver. Este mundo tem tomado um rumo completamente contrário à vontade de Deus. – Enquanto formos amigos do mundo, não poderemos experimentar a renovação da mente. – Devemos fugir das paixões e corrupções e, sermos inimigos do mundo. (II Pe 1:4; Tg 4:4).

Transformai-vos pela renovação da vossa mente – Isto é algo que “nós” temos que fazer. Deus não fará por nós outros o que temos de fazer. – Ler a Bíblia e procurar o “molde de Deus” para o nosso viver é o único meio de dar continuidade ao projeto de Deus, em fazer com que um povo (a Igreja) experimente sua perfeita vontade. Ele operou o novo nascimento, para que nós continuemos no caminho de santidade. Vários textos mostram esta realidade. Vejamos:
I Ts 5:23 – Santificação total;
Fl 2:15 – Brilho em meio a corrupção; Batalhar pela fé e edificar sobre a fé.
Jd 3 e 20; Fl 2:12c - Operar a salvação com temor e tremor.
II Co 3:18 - Contemplar a glória do Senhor e deixar ser transformado por ela.
Hb 10:23 - ousar confessá-la e profetizá-la.

Experimentar a vontade de Deus – É impossível que alguém possa chegar a conhecer a vontade divina para si, sem que se entregue a esquadrinhar as escrituras. – Há grande diferença entre recolher umas quantas conchas à beira do mar e, mergulhar nas profundidades do oceano conhecendo os inescrutáveis tesouros que se encontram no mar profundo. Assim também é querer experimentar a vontade de Deus, relutando na carne com conceitos humanos e filosóficos e, não descer a profundidade da Palavra e Vontade de Deus, para conhecê-las e submeter-se a elas.

O MANUSEIO DA BÍBLIA
            Ao manusearmos a Bíblia, poderemos tirar proveitos de leituras e apontamentos que outros antes de nós fizeram e registraram. – Estas pessoas marcaram a Bíblia, ajudando-nos a comparar textos e fazer paralelos a fim de aplicar a idéia geral da Bíblia sobre um assunto em particular.
            Vejamos as referências: “Mt 1:23”, foi marcado com uma letra ou número, indicando que a palavra profética sobre ele, tem uma referência no Antigo Testamento (Is 7:14).
Observando as referências, o estudante da Bíblia poderá enriquecer-se e informar-se na Bíblia.
            Os Parênteses e colchetes: Os parênteses ou colchetes são observações de pesquisadores que perceberam a inclusão de textos que não constam nos manuscritos mais aceitos ou mais antigos. Às vezes o que consta entre parênteses são explicações culturais ou históricas ao texto. Ex: Mt 1:23; Mt 6:32; Jo 4:9c; Mc 16:8-20, etc.
            Textos não aceitos antigamente: “Mc 16:8-20” – Os eruditos modernos reconhecem tais textos como canônicos dado ao paralelismo e confirmação do contexto geral na Bíblia.


PALAVRA DE DEUS   _________ AS ESCRITURAS _______ FRUTO DE INSPIRAÇÃO DIVINA
                                 O ANTIGO TESTAMENTO          O NOVO TESTAMENTO
                                
          PENTATEUCO (5)                          EVANGELHOS (4)
                               HISTÓRICOS (12)                        HISTÓRIA (1)
                                 POÉTICOS (5)                                 EPÍSTOLAS (21)
                                PROFÉTICOS (17)                       PROFÉTICO (1)


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA