Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Reencarnação

Reencarnação

Para os leigos quando se põe ressurreição oposta à reencarnação muitos perguntam: há alguma diferença? Muitos acham a diferença tão pequena e se escusam dizendo que conversar ou debatê-las não leva a nada.

Jesus é citado em ambos os discursos, mas numa análise sincera e imparcial verifica-se que Jesus Cristo, mais do que ninguém, nunca foi um reencarnacionista. Ele mesmo tomou para si o título: "Eu sou a ressurreição e a vida aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá".

O subjetivismo é sempre uma tentação ao tratar destes assuntos. Muitos acreditam que as questões religiosas podem ser resolvidas simplesmente através da sinceridade e sentimentos fortes.

Mas ao tratarmos deste assunto temos que entender que não se pode atingir nada atacando as idéias dos outros. É tolice pensar que se pode convencer alguém refutando a sua inteligência, educação e honestidade. Não apelamos aqui a preferências pessoais, mas vamos colocar aqui alguns pontos para reflexão.

ESTE ARTIGO NÃO É PARA AQUELES QUE PERDERAM A ESPERANÇA NESTA VIDA, E ESTÃO SIMPLESMENTE MARCANDO O TEMPO ATÉ A PRÓXIMA. NÃO É PARA AQUELES QUE ODEIAM ESTA VIDA E VIVEM ADIANDO AS TRANSFORMAÇÕES QUE PRECISAM SOFRER, E AS DECISÕES QUE PRECISAM TOMAR EM DEUS, PARA UM FUTURO INEXISTENTE. NÃO É PARA AQUELES QUE SÃO REVOLTADOS COM AS INJUSTIÇAS DO MUNDO E POR NÃO SE VEREM COMO RESPONSÁVEIS POR ELAS, PASSAM A VIDA SÓ QUERENDO EXPLICAÇÕES DE DEUS E NUNCA O HONRAM COMO SENHOR E NÃO ESPERAM NA SUA JUSTIÇA. A IDÉIA QUE UMA PESSOA TEM SOBRE A VIDA APÓS A MORTE, DETERMINA A QUALIDADE DE SUA VIDA PRESENTE.

Se para um reencarnacionista a resposta a certas perguntas é essencial, queremos agora apontar alguns pressupostos que tem relação com elas e apresentar uma crítica não às pessoas, mas aos absurdos da doutrina, descortinando as incongruências e revelando a presença subliminar do governo da morte, das trevas, do sofrimento e do diabo nestes ensinos. Vejamos:

Antes de crer na reencarnação, a pessoa precisa negar a existência de um Deus pessoal e infinito, e precisa negar a existência de um plano de redenção para humanidade. Prega um otimismo sem limite que prevê o aperfeiçoamento final do homem.

Os que se abrigam à sombra da reencarnação são os que substituíram o significado da vida após a morte pelo materialismo e já perderam o significado desta vida presente: "me esforço agora; quem sabe se na próxima as coisas melhoram".

Aqueles que se desesperam nesta vida agarrar-se-ão a qualquer migalha de esperança de uma nova chance em alguma vida futura. Quando as pessoas vêem seus entes queridos partirem para um vazio desconhecido, elas poderão se apegar a qualquer doutrina que aparente oferecer a esperança de um retorno.

A maioria das pessoas espera por alguma forma de imortalidade, e a teoria da reencarnação faz um apelo direto a esta necessidade. Só que não percebem que reencarnação perpetua a morte. A doutrina da reencarnação é a vitamina, o alimento que eternizará a morte, pois sem as mortes sucessivas não haverá as reencarnações sucessivas. Deus quando criou o homem, não era para ele morrer, era pra viver eternamente com ele. O pecado do homem alterou este quadro. Mas Deus não mudou seu propósito. Ele montou o maior plano de amor na pessoa de seu filho Jesus Cristo para nos livrar do império da morte e nos reenquadrar no plano da vida eterna. Quando Jesus ressuscitou dos mortos ele cravou uma estaca no peito da morte e nos anunciou o fim dela. A palavra de DEUS vem nos esclarecer este assunto quando diz em Hebreus 9:27 "Aos homens está ordenado a morrerem uma só vez, vindo depois disto o JUÍZO" Logo não haverá a primeira reencarnação e nem a segunda morte física. O que te espera é o JUIZO de Deus. "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." Daniel 12:2.

Para uma sociedade, como a nossa, que é cada vez mais materialista, é muito CONVENIENTE crer na reencarnação. Veja os motivos:
  • É mais fácil de ser encarada do que a perspectiva de prestar contas a um Deus Pessoal e Infinito que tem poder para colocar as pessoas em separação eterna.

  • Ela fala aos gostos e sensibilidades dos modernos pensadores que preferem acreditar que as doutrinas sobre Deus e a Humanidade não são importantes e que um modo de vida e fé é tão bom quanto qualquer um outro. Ela encaixa a idéia universal de que todos os caminhos numa sociedade pluralista levam ao mesmo fim. Prega a salvação final da raça humana.

  • Ela apela ao orgulho humano ensinando que o destino final de alguém é determinado pelas suas próprias obras e esforços e não pela ação de Deus. Esta idéia é cativante e atraente à nossa natureza pecaminosa, falida e corrompida.

  • A maioria das pessoas que acredita na reencarnação, não pensa atentamente sobre o rigoroso programa de disciplina e esforço implicado nesse ensinamento. Todavia eles entendem: crer na reencarnação é essencial. Sem perceber estão dizendo a Deus: "Senhor não preciso de um salvador, eu pago pelos meus erros, deixem o meu saco de pecado comigo, ele é meu" Não percebem a loucura em que estão e não atentaram para as conseqüências de sua atitude. A palavra de Deus diz "O Salário do pecado é a morte'".

  • Naturalmente, uma das razões pelas quais muitos optam pela teoria da reencarnação é a sua aversão pela idéia de culpa e de responsabilidade. Vêem a culpa como uma emoção nociva e baseada no medo, criada por pessoas inescrupulosas que querem controlar os outros. Para os reencarnacionistas, a solução para o problema da culpa é negar sua validade e considerar toda experiência passada incluindo adultério, fraude, mentira e crueldade, não como um pecado pelos quais alguém deve prestar contas diante de um Deus pessoal, mas sim como experiência de aprendizado, passos potenciais no desenvolvimento ascendente de alguém. Ou porque não dizer: considerar todos os erros, por mais graves que sejam como uma "simples travessura". "Não há lei de Deus, não há julgamento; vamos caminhando para o alto e sempre avante".

    O Que é a Reencarnação

    A reencarnação tem sido desde a antiguidade uma doutrina largamente aceita por hindus e Budistas. Mas também não era incomum encontrá-la entre filósofos gregos que a denominaram metempsychosis - literalmente- mudanças de almas. A doutrina como compreendida pelo hinduísmo declara que toda vida é essencialmente uma: as vidas em formas humana, vegetal e animal encontram-se tão inter-relacionadas que são capazes de transmigrarem de uma vida para outra. Uma pessoa pode ter sido um animal ( minhoca, verme, ameba, boi,gato, cachorro, peixe, golfinho, aves..etc.) Vegetal( árvores, flor, capim, alga, espinho..etc) e mineral ( pedra, terra, ..etc).

    Allan Kardec não agradou muito deste conceito e deu uma ajeitada pata agradar aos gostos ocidentais. Para o espiritismo atual ocidental ficou definido que a transmigração de almas se dará só entre pessoas. ( Pega mal ser minhoca, ou voltar a ser minhoca numa outra vida).

    O carma.

    Um dos principais componentes da teoria da reencarnação é o carma. A doutrina de que cada um recebe o que merece. A doutrina do Carma significa que existe uma força no universo que faz com que cada ser humano sobre a terra reúna Débitos e Créditos através do seu comportamento. Uma pessoa dá a forma ä qualidade de sua vida na próxima reencarnação, pelas suas ações nesta encarnação. Se se comete mal nesta vida, a retribuição pode ser esperada na próxima, enquanto que fazer o bem nessa vida lhe assegurará um lugar ao sol na próxima vida. Desta forma os espíritas acham que tem argumentos para explicar muitos sofrimentos, mistérios, sofrimento de crianças, doenças mentais, pobrezas, desastres e injustiças da vida. Alegam que tudo é resultado do mal cometido em outras vidas. Aceitam isto, pois entendem que podem ser aplicada a todos os problemas. Confiam que o reino impessoal do carma cumpre a justiça de modo imparcial: pode se confiar e descansar, de que nenhum mal será deixado impune, e nenhum bem deixará de ser recompensado.

    No entanto a pergunta é: Quem é o administrador deste processo altamente sofisticado de recompensa e castigo? A resposta até hoje é um "NINGUEM". Não há administrador per si, nenhum Deus infinito e pessoal que supervisiona a criação. Eu digo não há quase nada em nossa experiência que nos encoraje a crer em tal força.

    Surge outra questão: Como alguém pode descobrir as exigências do carma? Na Índia, no modelo deles, apesar de se arrebentarem, eles explicam o carma pelo sistema de casta. Filho de médico vai ser médico, filho de faxineiro será faxineiro. Não há casamento entre pessoas de castas diferentes. No fundo a gente sabe que isto é apenas uma maneira de não perder sua posição de privilégios na sociedade. É algo injusto e cruel. A fé no carma aprisiona as pessoas num estado de miséria e pobreza hereditárias: de geração em geração.

    Aqui no ocidente não há um modo de saber o que o carma realmente deseja que façamos. Isto permite que cada pessoa determine para si mesmo o que é bom e o que é mau.

    Isto coloca a obra da salvação inteiramente sobre o indivíduo, que por sua preferência e vontade determina o curso da sua vida e suas próprias leis do que é certo e errado. Cada pessoa pode escolher arbitrariamente seus valores. Como pode alguém validar seu padrão de certo ou errado. Como alguém pode conciliar seus valores com o dos outros para fazer o sistema funcionar se não existe um referencial universal de um ser maior? Na época o padrão nacional da Alemanha era eliminar os Judeus. Este era o certo alemão. E o sistema de SHINTO a qual por meio dos camicazes elevou o suicídio a um ato de culto. Este é o resultado do carma. Se este negócio de carma existe, ele deve ser o padrão do certo e toda a humanidade está dominada por ele. Inclusive os mulçumanos que vivem em guerra santa a milhares de anos. Bim Ladem está certo ou errado? Pelo carma ele está corretíssimo. Assim nós podemos encher livros com exemplo de matanças religiosas, assassínios em massa, sacrifícios humanos e massacres heréticos; todos mostram que nenhum padrão absoluto pode surgir sem um DEUS INFITO E PESSOAL para sustentá-lo.

    Ironicamente, as habilidades dadas a uma força impessoal pelos reencarnacionistas, são em todos os demais lugares negadas a um Criador Pessoal. A história da religião nos diz que mesmos as melhores intenções não fornecem às pessoas o poder para fazerem o que pensam ser direito. Um Exemplo: Lembre-se do dia do casamento em que você jurou estar junto até à morte. Depois vieram os filhos. Você disse que os amava. No entanto você os abandonou, e nem o pranto deles e o pedido da esposa foram o suficiente para fazer você ficar em casa. Cito isto para você ver o perigo de você seguir sua consciência. Ela se corrompe, ela se entorpece. Você vira uma vítima do momento e das circunstâncias.

    Foi o carma que fez isto?

    Os judeus com sua lei, os mulçumanos com sua ética, os cristãos com seus padrões e moralidades, todos notam que há alguma cousa em nós que nos impede de mantermos uma excelência moral. Mesmo a nível humano quantas vezes juramos a nós mesmos que vamos ler um livro por mês, vamos levantar mais cedo, vamos caminhar, vamos fazer dieta, fazer novos amigos e tudo acaba simplesmente sem ser feito. Se não cumprimos nossas aspirações nesse nível elementar, como podemos esperar realizar alguma coisa no nível moral?

    Então em uma análise final o carma não é um benevolente distribuidor de Justiça que havíamos pensado, mas antes é uma força maligna que nos envolve tornando-se um cruel superintendente. A experiência humana indica que o crescimento da dívida do carma é tão grande a ponto de não poder ser saldada.

    O perigo de o próprio homem definir seu modelo de bem e de mal, de certo e de errado é que nós só nos julgamos bons quando olhamos para aqueles que julgamos ser pior do que nós e que na escala moral individual ou social e penal estão em desvantagem com relação ao que achamos bom em nós. Deus está acima de nós. O padrão é o de Deus.

    Na bíblia quando Deus proibiu o homem de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal é porque não só o mal daquela árvore gerava morte, como também o bem dela gera a morte. O grande conflito da humanidade não é entre o bem e o mal, o certo e o errado. É entre a VERDADE E A MENTIRA. Jesus Disse: eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA e ninguém vem ao Pai se não for por mim. A verdade não é um conjunto de doutrinas recebidas de espíritos. A verdade é uma Pessoa e esta pessoa é o Filho Ressuscitado do DEUS VIVO - JESUS CRISTO.

    O Carma, se analisado friamente é uma das piores criações da mente dos demônios e arraigado na mente humana humana. Algo infeliz e inconseqüente.

    Imagine uma cena de um pedófilo abusando de uma criança, expondo-a a sofrimentos a ponto de quase matá-la. Você olha para este quadro, passa a analisá-lo do ponto de vista do carma, e finalmente conclui e diz à menina: isto é porque em outras vidas você fez por merecer isto. Isto é um absurdo, isto não saiu de Deus. Deus não põe pecadores condenados exercerem juízo sobre ninguém.

    Deus é Juiz, o único que pode julgar o ser humano e esse julgamento ele atribuiu a Jesus Cristo que por ser o Filho de Deus e Filho do homem ao mesmo tempo, Deus o constituiu juiz sobre toda a Carne.

    Se o Carma existe, ele é do Diabo. Deus não paga mal por mal. Ele mostrou isto ao dar seu Filho Jesus para morrer em nosso lugar. Fizemos mal a Ele. Ele nos dá a vida eterna fazendo Jesus sofrer a punição em nosso lugar. O carma contraria e nega a redenção que Deus ofereceu ao homem.

    As vidas dos que crêem no carma e na reencarnação é muito triste. O Espírita passa a vida toda, 10, 20, 30, 40, 60, 70, 80 ou 90 anos tentando pagar uma dívida que Jesus Cristo já pagou. E o pior de tudo é que no final você não vai conseguir. O que você pode produzir é uma moeda que não tem valor algum no reino de Deus. Não tem valor de troca.

    Pense bem: Se qualquer homem pudesse construir com seus esforços um caminho para a vida eterna, Deus precisaria enviar seu Filho Jesus ao mundo para nos dar esta vida? Responda com sinceridade. Não pule para o próximo parágrafo sem responder isto.

    Amigo espírita, tenho uma boa notícia para você: Jesus já pagou sua dívida, já pagou pelos seus pecados. Você não tem mais que pagar por nada. Eu sei que isto te irrita. Mas porque você fica chateado, irado com Deus, por Ele ser melhor do que você pensa?

    Você precisa aceitar o que Jesus fez por você. Creia nele.

    Vou finalizar aqui este estudo, mas vamos voltar a conversar em outros temas que acrescentarei. Se você quer perguntar, oferecer contraditório pode utilizar o espaço do próprio site e estaremos trazendo o Evangelho de Jesus Cristo para você. "Este é o verdadeiro Deus e a Vida Eterna" Se você quer receber Jesus e não sabe como fazer isto entre em contato com nossa igreja e nós te auxiliaremos.

    Pastor Gilmar.

  • Fonte:http://www.ibrem.com.br/palavra/palavra.php?Pasta=2&Tipo=espiritas

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA