Páginas

domingo, 5 de dezembro de 2010

Depressão parte 01

Verdades e inverdades acerca da depressão

1- Sintomas de depressão:
ü  Rosto muito infeliz;
ü  Lágrimas;
(Salmos 42:3) – As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
ü  Perda de apetite;
ü  Isolamento

2 - Estar deprimido não é necessariamente um sinal de falha espiritual:
(Salmos 42:5) – Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face;
(Mateus 26:38) – Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
(I Reis 19:4) – Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
(Jonas 4:3) – Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

3 – O pecado pode levar uma pessoa à depressão, mas nem toda depressão provém do pecado.

4 – A depressão está relacionada com a estrutura da personalidade, com a constituição física, com as reações químicas do corpo, com o funcionamento das glândulas, com a formação emocional das pessoas e com os conceitos emocionais adquiridos.
(II Coríntios 4:7) – Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
(I Coríntios 2:3) – E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
(II Coríntios 7:5) – Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.

5 – Pessoas mais extremamente introspectivas e sensíveis são as que mais enfrentam problemas de depressão. Toda a segunda carta a Timóteo parece ter sido escrita por Paulo com o objetivo de arrancar o jovem discípulo de sua depressão.

6 – Aquilo que afeta o natural (organismo físico, equilíbrio das emoções) afeta também o espiritual. Satanás sabe disso. Ele quer transformar uma depressão natural do temperamento em derrota espiritual, em dúvida e desânimo.

7 – O primeiro passo no sentido de viver acima das depressões é nos aceitarmos como somos. Após a conversão, quem nos controla é o Espírito Santo. Mas Ele só pode habitar em nós em plenitude, se reconhecermos o que somos e nos entregar a Ele. Embora não possamos modificar nosso temperamento, podemos permitir que ele seja controlado pelo Espírito Santo.

(Lamentações 3:23-24) – Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA