Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Estudos

DISCIPULADO DE JESUS (parte 02)
Módulo I -CONVERSÃO E CHAMADO

SIGA-ME

“Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me” Mateus 16:24. ¶ “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Mateus 7:13-14
O MEU CAMINHO OU O DE DEUS?
Quando aceitei Jesus comecei a confrontar minha vida com a dele e com seu amor, como resultado, sempre me encontrava entre dois caminhos: o MEU e o de DEUS. Tudo acontecia no mesmo momento, como se Deus estivesse testando meu amor e fidelidade. Sempre tinha festa nos dias de culto, os jogos e campeonatos da escola eram bem na hora da escola dominical e sempre tinha alguém me puxando para fora. Em todas essas situações eu tinha que decidir: Deus ou EU. A quem você vai seguir? O chamado de Jesus é uma entrega incondicional. A nova vida acontece quando conseguimos render a nossa velha vida aos pés de Jesus. Nessa época conheci alguns “crentes” confusos que não sabiam bem a quem seguir. Uns seguiam milagres, outros seguiam pregadores, outros seguiam cantores e “shows evangélicos” assim como atitudes e práticas diferentes de Cristo. Mas a quem vou seguir? Disse Jesus: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33 Essa palavra de Jesus mudou a minha vida. Buscar o Reino de Deus e a sua Justiça é ter Cristo em seu coração. Buscar viver e andar como Cristo. Reconhecer em seu amor e graça uma nova forma de vida. Partilhar e viver em alegria e certeza de que Deus proverá, mesmo diante das dificuldades e crises. Como discípulo inicie lendo os evangelhos (Lucas e João primeiro), preste atenção em Jesus, em seus atos, suas palavras seu testemunho e vontade, pois apontam o caminho que devemos seguir. Você já está seguindo alguém? Quem? Seus caminhos já foram confrontados? Quais? Como? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Este é um excelente momento para você começar a Seguir Jesus, proponha-se a conhece-lo, é preciso apenas atender à sua voz. Eu acredito que Ele quer falar com você, quer guia-lo ao seu reino, basta apenas ouvir. Feche seus olhos e peça a Deus: Fale comigo Senhor, quero te ouvir, desejo te seguir, ter uma nova vida. Guia-me! Você já percebeu as afrontas a Jesus em sua vida? As provações de sua fé? Existem pessoas querendo afastá-lo do amor de Cristo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________
Se já percebeu, ore comigo: Senhor, me proteja e fortaleça para poder resistir às dificuldades e afrontas da vida. Quero ser teu discípulo, guia-me.

A diferença entre o SEGUIDOR e o DISCÍPULO

O seguidor espera pães e peixe; o discípulo é um pescador. 
O seguidor luta por crescer; o discípulo luta por reproduzir-se. 
O seguidor se ganha; o discípulo se faz. 
O seguidor gosta do afago; o discípulo gosta do serviço e do sacrifício. 
O seguidor entrega parte dos seus desejos; o discípulo entrega sua vida. 
O seguidor ouve a palavra e a guarda no coração, o discípulo leva esta palavra aos aflitos; 
O seguidor espera que lhe apontem a tarefa; o discípulo é solicito em tomar a responsabilidade. 
O seguidor quase sempre murmura e reclama; o discípulo obedece e nega a si mesmo. 
O seguidor reclama que o visitem; o discípulo visita. 
O seguidor conhece a Bíblia de capa a capa, o discípulo conhece e pratica o que sabe; 
O seguidor pratica a caridade, o discípulo pratica o mais puro amor, o amor de Deus; 
O seguidor sonha com a igreja ideal; o discípulo se entrega para fazer a igreja real. 
O seguidor diz: Que bonito!; o discípulo diz: Eis-me aqui. 
O seguidor aponta o dedo e mostra as pessoas para Deus, o discípulo mostra Deus às pessoas; 
O seguidor espera por um avivamento na igreja; o discípulo é parte do avivamento. 
O seguidor é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercitar sua fé. 
O seguidor vale porque soma; o discípulo vale porque multiplica. 
O seguidor é importante; o discípulo é indispensável.

DISCIPULADO DE JESUS (parte 03)
Módulo I -CONVERSÃO E CHAMADO

O PERDÃO


“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. [...] Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável [...] Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus [...]” Salmo 51.
VIVENDO UMA VIDA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Antigamente eu pensava que viver uma vida segundo o coração de Deus era uma vida sem pecado, uma vida santa e irrepreensível. Como eu não conseguia atingir essa vida irrepreensível, estava sempre triste, desesperado, pois Deus não me aprovava, corria ao confessionário da igreja e o ministro mandava que eu rezasse 30 preces e que pedisse diante de uma estátua a um santo que me ajudasse diante de Deus. Eu vivia com medo e certo de minha condenação. Após aceitar Jesus e render minha vida, continuei com esse conceito, crendo que um homem segundo o coração de Deus deveria ser santo e irrepreensível, mas ainda assim eu errava e caia, entristecendo meu coração, pois a minha condenação era certa. Cheguei a pensar que deveria desistir e por algum tempo desisti. Um dia conheci a história de Davi. Um assassino, saqueador, matador profissional que foi chamado de homem segundo o coração de Deus. Então lendo o salmo 51, aprendi uma das maiores verdades do evangelho: Um homem segundo o coração de Deus não é um homem que nunca pecou, mas aquele que sempre pede perdão, que sempre se rende, que sempre se humilha e se entrega nas mãos de Deus. É o coração contrito que Deus ama. Você já conseguiu pedir perdão a Deus? Já conseguiu se perdoar? E aos que te ofenderam? Como foi? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O Perdão é a marca principal do evangelho, o verdadeiro caminho para Deus. Por isso lembre-se, independente do que você fizer, Deus te ama. Ele não nos ama por que somos bons, mas por que Ele é um pai bondoso que deseja salvar seus filhos. Assim, sempre que você precisar, mesmo que não creia, Ele estará de braços abertos para te receber e perdoar, pois isso é amor.

Um menino tinha uma cicatriz no rosto, as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade quando os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia.  Então a turma se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino da cicatriz não freqüentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio. A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão: Que não poderia tirar o menino do colégio, e que conversaria com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula, e o primeiro a sair, desta forma nenhum aluno via o rosto do menino, a não ser que olhassem para trás.  O professor achou magnífica a idéia da diretoria, sabia que os alunos não olhariam mais para trás.  Levado ao conhecimento do menino da decisão ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição: Que ele compareceria na frente dos alunos em sala de aula, para dizer o por quê daquela CICATRIZ.  A turma concordou, e no dia o menino entrou em sala dirigiu-se a frente da sala de aula e começou a relatar:  "Sabe turma eu entendo vocês, na realidade esta cicatriz é muito feia, mas foi assim que eu a adquiri: Minha mãe era muito pobre e para ajudar na alimentação de casa minha mãe passava roupa para fora, eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade..."
 
A turma estava em silencio atenta a tudo .  O menino continuou: além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida. 
Silêncio total em sala. 
 
"... Foi aí que não sei como, a nossa casa que era muito simples, feita de madeira começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou meu irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, havia muita fumaça, as paredes que eram de madeira, pegavam fogo e estava muito quente... "
 
"Minha mãe colocou-me sentado no chão do lado de fora e disse-me para ficar com eles até ela voltar, pois minha mãe tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chama. Só que quando minha mãe tentou entrar na  casa em chamas as pessoas que estavam ali, não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha, eu via minha mãe gritar: 
 
"Minha filhinha está lá dentro!" 
 
"Vi no rosto de minha mãe o desespero, o horror e ela gritava, mas aquelas pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha... Foi aí que decidi. Peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e o coloquei no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-lhe que não saísse dali até eu voltar. Saí de entre as pessoas, sem ser notado e quando perceberam eu já tinha entrado na casa. Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha. Eu sabia o quarto em que ela estava. Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito... Neste momento vi caindo alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la, e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto... 
 
A turma estava quieta atenta ao menino e envergonhada então o menino continuou: 
 
"Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que acha linda e todo dia quando chego em casa, ela, a minha irmãzinha me beija porque sabe que é marca de AMOR."
 
Vários alunos choravam, sem saberem o que dizerem ou fazerem, mas o menino foi para o fundo da classe e imovelmente sentou-se. 
 
------------------------------
 Para você que leu esta história, queria dizer que o mundo está cheio de CICATRIZ. Não falo da CICATRIZ visível mas das cicatrizes que não se vêem, estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações.  Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO, adquiriu algumas CICATRIZES em suas mãos, seus pés e sua cabeça. Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele, pulou em cima da gente, protegeu-nos e ficou com todas as nossas CICATRIZES. Essas também são marcas de AMOR. Jesus te ama, não por quem você é, mas sim pelo que você é, e para Jesus você é a pessoa mais importante deste mundo.

DISCIPULADO DE JESUS (parte 04)
Módulo I -CONVERSÃO E CHAMADO

FÉ É OBEDIÊNCIA

“A fé não é uma simples confissão, é um ato de obediência. Jesus disse: “... Segue-me! Ele levantou e o seguiu” Ev. Marcos 2:14 Esse é o único caminho para o discipulado, a obediência . “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. Hebreus 11:1
O QUE É FÉ?
Alguém pode dizer que é o ato de crer em algo ou alguém. Outros podem definir como conjunto de conceitos e doutrinas de uma comunidade. Mas o que você conhece por fé? Fé não é uma decisão de iniciativa pessoal. Se tenho a capacidade de decidir, não preciso de fé. Fé também não é um conjunto de doutrinas, e nem a confiança nestas. Conhecer o “conteúdo” da fé não é o mesmo que ter fé. Fé não é algo que exerço domínio, que tenho disponível em minhas mãos.Quando decidimos livremente em que ou em quem vamos crer, isso não é fé, mas uma obra da razão. Se durante um problema financeiro ou de saúde decidirmos crer em Cristo, isso não é fé, trata-se apenas de estratégia diante do desespero e fraqueza. Fé é Obediência. É o ato de rendição total no qual abandonamos todas as nossas perspectivas e obedecemos. Quando Pedro estava diante de Jesus sobre as águas, ele não decidiu crer, apenas obedeceu (Mateus 14:28). Abraão foi fazer o sacrifício de seu filho, não desenvolveu argumentos lógicos, apenas obedeceu (Genesis 22:2-14). Quando saiu de sua parentela para uma terra estranha que ninguém conhecia, apenas obedeceu (Genesis 12:1-4). As provas de fé são na realidade provas de obediência, pois quando obedecemos declaramos nossa fé. Obedecer a Cristo é uma declaração pública de que somos seus discípulos. Quando a fé não é obediência, o homem até pode liberta-se da bebida, das drogas, dos vícios e de seus maus hábitos, mas nunca será capaz de libertar-se de si mesmo. Somente pela obediência é possível libertar-se de si mesmo. Essa é a fé verdadeira, aquela que consegue libertar o homem de si mesmo e colocá-lo em rendição aos pés de Cristo. Essa libertação só pode ocorrer pela rendição e obediência à palavra de Deus. Talvez você esteja perguntando: E agora que aceitei Jesus, o que devo fazer? Você como eu, devemos unicamente segui-lo! Sem perguntas, sem reservas, sem conceitos ou preconceitos. Isso é fé verdadeira. O que você entendeu no texto acima?
DISCIPULADO DE JESUS (parte 05)
Módulo I -CONVERSÃO E CHAMADO

DISCÍPULOS


 “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor...” Ev. Mateus 10:24-25.
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Ev. Mateus 28:19

DISCÍPULO OU CRENTE?

Hoje em dia muitas pessoas tornam-se crentes. Em alguns círculos sociais é moda ser evangélico. É fácil ser crente, todos crêem em alguma coisa, mas o chamado de Jesus não foi para simplesmente crer em algo, foi um chamado ao discipulado. Um chamado à rendição total e obediência. O chamado ao discipulado é um chamado ao reconhecimento de Jesus como autoridade máxima para nossa vida, é chamado à obediência. No texto de Lucas 9:57-62 (leia) temos três “discípulos”: O primeiro querendo seguir Jesus por suas próprias forças, é repreendido. O segundo é muito ocupado para seguir Jesus, está preso aos aspectos desse mundo. Existem muitas ordens entre ele e Jesus, não está apto a obedecer, está preso na lei. “Permite-me ir primeiro sepultar meu pai”, acredito que se ele tivesse abandonado tudo e seguido Jesus, nosso Senhor cuidaria de sua vida e família, mas sua resposta foi na realidade uma desculpa, uma forma de esquivar do chamado de Cristo. O terceiro se propôs a seguir Jesus, mas impôs condições: “deixa primeiro despedir dos de casa” esse também foi visto como inapto, pois não obedeceu primeiro por ter outra coisa em primeiro lugar. Todos eram crentes, mas não estavam preparados para serem discípulos, para seguir a Jesus, para uma nova vida. Todos que somente crêem e praticam a lei ficam pelo caminho, só os discípulos seguem Jesus.
Explique a frase: Jesus só chamou discípulos. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quando eu era novo convertido não entendia bem o evangelho, mas um dia um senhor bem idoso me cumprimentou diferente e deu um chute fraco no meu pé. Não entendi e por vários dias ele repetiu essa prática. Um dia, curioso, perguntei o que significava e ele me disse: - Estou perguntando para sua perna onde ela tem te levado: Para fazer sua própria vontade ou a vontade de Deus! Naquele dia entendi a diferença do crente e do discípulo: O crente crê com a cabeça, e o discípulo com as pernas. Se você está sentindo Deus te chamar, não vacile, não fraqueje. Creia e obedeça.

Tiago 2:18 (NTLH) Mas alguém poderá dizer: “Você tem fé, e eu tenho ações.” E eu respondo: “Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.”
Tiago 2:18 (RC) Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem {ou pelas tuas obras} as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tiago 2:19 Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem.

DISCIPULADO DE JESUS (parte 06)
Módulo I -CONVERSÃO E CHAMADO

Parabéns! Se você chegou até aqui é por que Deus tem trabalhado em sua vida. Daqui para frente começaremos nossa caminhada ao lado do Senhor. Você está pronto para segui-lo? Se você está ouvindo o Senhor te chamar, pode continuar sem medo. A entrega é o principal caminho de Cristo.
Para seguir no discipulado de Jesus você precisa ter vivenciado: Um encontro pessoal com Jesus: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atitudes de Rendição: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Superado, confrontos e crises, a fim de seguir Jesus: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ouvido a voz de Cristo guiando sua vida: (em Espírito, pela Igreja e pela Palavra de Deus) ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O caminho do perdão em Cristo: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Obedecido Jesus incondicionalmente: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desejoso em ser um discípulo de Cristo, e nada menos que isso: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Na próxima semana começaremos o módulo dois!
DISCIPULADO DE JESUS (parte 07)
 Módulo II -OS DESAFIOS DA FÉ

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” Atos dos Apóstolos 1:8.
 “...vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, [...]” Efésios 3:16ss .

A MENSAGEM DE DEUS PARA O DISCÍPULO

Às vezes podemos nos confundir com a vontade de Deus para nossa vida. Será que Deus tem uma vontade específica pra mim? Qual a palavra de Deus para que eu siga? Qual é sua mensagem para mim? Em primeiro lugar a mensagem de Deus para nossa vida não é um texto, ou um recado que o Senhor mandou alguém entregar. A principal mensagem para sua vida foi entregue em pessoa pelo próprio Jesus. Ele é a mensagem e o mensageiro. A principal mensagem para sua vida é Cristo. Ele é o poder de Deus para sua vida. É o poder de Deus que descerá sobre nós e revestirá nosso coração. A mensagem que devemos conhecer e viver é Jesus, não uma teoria sobre Jesus, mas a vida dinâmica em Jesus.
Quando a bíblia fala de Jesus habitar no coração, não está falando em emoção, mas na razão da vida, na sede de toda vida. Habitar no coração significa dirigir toda nossa vida. No antigo testamento a Lei era o padrão de Deus para nossa vida, mas só até Cristo, isso significa que a partir de Jesus possuímos um novo parâmetro de vida diante de Deus. Assim, nossa vida é colocada diante de Cristo e comparada com a dele, quanto mais estivermos nEle e Ele em nós, maior será nossa aprovação diante de Deus. É unicamente em Cristo que somos aprovados, em nada mais.
Atualmente, na igreja são apresentadas muitas imitações da mensagem de Deus, entretanto, você perceberá que poucos se entregam totalmente a Cristo, que outros seguem pregadores e modismos e muitos seguem apenas à si mesmos. Tentando fugir do mundo, alguns “crentes” entram na igreja e constroem seu próprio mundo, criado por suas convicções e razões pessoais, distantes de Cristo. Essas mensagens distorcidas da fé, procuram confundir o discípulo, mas lembre-se sempre: A mensagem para nossa vida é Cristo, Ele é nosso Senhor, Ele é nosso Mestre, Ele é o bom Pastor, Ele é a Porta, Ele é o Caminho a Verdade e a Vida, e ninguém vai ao Pai a não ser por Ele. Você consegue distinguir entre o caminho de Cristo e os outros caminhos apresentados na atualidade? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


DISCIPULADO DE JESUS (parte 08)
 Módulo II -OS DESAFIOS DA FÉ

Fé e preconceito

 “Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar […] esta veio por trás dele(Cristo) e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia. Mas Jesus disse: Quem me tocou? [...] Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder. Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, […]. Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou;”. Ev. Lucas 8:43-47.

O desafio de crer contra o preconceito

Você já foi vitima de preconceito? É terrível! Quando aceitei Jesus como Senhor de minha vida, foi um choque para meus familiares. “Uma grande ofensa”, diziam os mais antigos. Os mais próximos me humilhavam em público. Por muito tempo fui motivo de chacota entre meus familiares e amigos. Lembro que foi muito difícil, naquele tempo estava praticamente só. Era uma quinta-feira, culto de oração, tinha brigado com meus pais, e mesmo triste fui ao culto. Lá chegando o Pastor ministrou uma das mensagens mais importante da minha vida, o Salmos 27:10 : Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá. Naquele dia voltei para casa revigorado, com a certeza de que Deus me acompanharia por toda minha vida, independente da situação, eu nunca mais estaria só, pois Jesus sempre estará comigo. No texto acima, a mulher sofria pelo preconceito, pois o sangue era considerado como imundice e todos que se envolvessem com ela seriam considerados imundos. Por isso ela sorrateiramente se misturou na multidão sem que ninguém percebesse e tocou as vestes de Jesus crendo que seria curada, e foi! Essa mulher venceu o preconceito. Não teve medo do que os outros pensariam dela, não teve medo do que Jesus pensaria dela, e venceu principalmente o próprio preconceito. Tudo isso aconteceu quando ela trêmula se prostrou diante de Cristo. Essa é a atitude do discípulo: Crer como obediência, contra todo preconceito e juízo, esperando unicamente que seu Senhor lhe restitua a dignidade. A fé do discípulo se distingue da fé do crente no momento em que é provada pelo juízo e preconceito social: O crente esconde-se, pois teme mais o julgamento dos homens que o de Deus. Já o discípulo se ajoelha diante de seu Senhor, pois é obediente e sabe que por fim seu Redentor se levantará em glória.

Viver pela fé é:
1) Testemunhar onde você estiver;
2) Orar sempre, mesmo que outros não gostem ou zombem de você;
3) Não ter medo de se apresentar como discípulo, pois Jesus não teve medo de se apresentar como nosso Senhor;
4) Não se envergonhar de Jesus, pois ele não se envergonha de você!

Tiago 1:2 (NTLH) Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.

DISCIPULADO DE JESUS (parte 09)
 Módulo II -OS DESAFIOS DA FÉ

ANDAR PELA FÉ
“... foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados [...] Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o [... ]” Ev. Mateus 14:25-33.

DESAFIOS DA FÉ GENUÍNA
O Apóstolo Pedro não possuía fé suficiente para andar sobre as águas, mas quando obedece o chamado do Senhor, seu ser é possuído pela fé de modo a sair do barquinho, transcender a lógica e as leis da física, Pedro anda sobre as águas. Esse é o primeiro desafio do discípulo. O desafio de andar pela fé é o desafio de escolher o caminho de Cristo, de escolher sair do barco. Todos os dias somos confrontados com a dupla possibilidade: Ficar no barco, “aparentemente seguros” sem Cristo, ou sair do barco, contra toda lógica humana e seguir a Cristo. Diante de uma tempestade, onde é mais seguro: Dentro ou fora de Casa? Depende de onde está nosso Senhor. O desafio de Andar pela fé é o desafio de nossas vidas. Jesus sempre nos chama para sairmos de nossa segurança, de nossas certezas e razões, de nossas técnicas e aptidões, para confiarmos única e plenamente nEle. Você como aquele que está de joelhos diante de Cristo deve observar as situações de sua vida, e sempre escolher Cristo, sempre escolher sair do barco. Muitas vezes nossos sonhos são nosso barquinho, nossas esperanças, anseios ambições, fraquezas, todos compõem as partes de nossa embarcação. O Caminho do discípulo é o de sair do barco e seguir Jesus. Não tenha medo, pois Ele sabe do que precisamos. Assim como proveu uma ovelha para que Abraão sacrificasse em lugar de seu filho, assim como tomou Pedro pela mão e retornaram para o barco, assim como se entregou em nosso lugar naquela cruz, também lhe acolherá, e não desamparará, os desejos do seu coração satisfará, assim como os anseios e esperanças. Ele nos ama. Dessa forma entendemos o caminho correto: Primeiro eu me entrego e então Deus me abençoa, e não o contrário! Andar pela fé: Incluir Jesus nas escolhas de nossa vida. Ousar ir contra toda razão e segurança, escolhendo a vida em Jesus. Confiar em Cristo, e abandonar a confiança, felicidade e segurança passageiras.
Ande Pela Fé – Descreva situações onde você andou pela fé:________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA