Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

EUA divulgam vídeos que mostram flagrantes de Bin Laden em casa


Eles revelam flagrantes do terrorista no prédio em que foi morto no Paquistão. Nas imagens, o homem mais procurado do mundo aparece vendo televisão, em casa, e fazendo novas ameaças.

Rodrigo BocardiNova York
O governo dos Estados Unidos divulgou neste sábado (7) vídeos de Osama Bin Laden, apreendidos no dia da invasão ao esconderijo do terrorista da al-Qaeda no Paquistão. As imagens mostram o homem mais procurado do mundo vendo televisão, em casa, e fazendo novas ameaças.
O vídeo mostra um homem de barba branca na frente da TV, em uma sala pequena, simples e com cabos aparentes. O governo americano diz que é Osama Bin Laden. Ele assiste a vários clipes e se vê várias vezes na televisão. Ele vê também a imagem de Barack Obama, pelo menos, duas vezes.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos convidou, neste sábado, 15 jornalistas americanos para acompanhar uma divulgação dos vídeos. Foram cinco ao todo e eles foram distribuídos sem áudio, por questão de segurança.
Os outros quatro vídeos são de mensagens. Às vezes, a parede é azul. Às vezes, marrom. E é sempre o mesmo homem, só que com a barba escura. Ela foi tingida para dar um ar mais jovem, de acordo com o Pentágono.
Um dos vídeos, a inteligência americana diz que foi gravado entre outubro e novembro do ano passado. E Osama Bin Laden manda uma mensagem exclusiva para os Estados Unidos. Nos outros, o terrorista fala para seus seguidores sobre vários assuntos como, por exemplo, a condenação do capitalismo.
O governo americano diz que o material foi apreendido na casa onde estava Bin Laden, e a divulgação prova que começou a análise de tudo o que foi localizado em Abbottabad, no Paquistão. Analistas, técnicos e tradutores da Polícia Federal e da Agência de Inteligência Americanas já se debruçaram sobre a mais importante apreensão dos últimos dez anos. A prioridade é identificar possíveis planos de ataque.
São cerca de 100 pendrives, DVDs e disquetes, além de dez discos de memória, cinco computadores, vários aparelhos de telefone celular e pilhas de documentos, a maioria em árabe.
O material foi produzido e usado por Osama Bin Laden no tempo em que o terrorista passou na casa paquistanesa, definida pelos agentes secretos como o comando Central das Operações da al-Qaeda. Ele pode ter passado até sete anos lá.
Os Estados Unidos já pediram ao Paquistão os nomes dos integrantes do alto escalão do departamento de inteligência paquistanesa. Querem descobrir se alguém teve contato com Osama Bin Laden e permitiu a permanência dele ali, bem ao lado da principal academia militar do Paquistão.
Está só começando mais um capítulo da guerra contra o terror que, segundo economistas americanos, já custou aos Estados Unidos US$ 3 trilhões, nos últimos 15 anos. Isso levando em conta o custo das guerras, os gastos com segurança, os prejuízos materiais com os ataques terroristas.
 FONTE: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/eua-divulgam-videos-que-mostram-flagrantes-de-bin-laden-em-casa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA