Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Astrônomos descobrem planeta mais escuro do universo


Espaço

Astrônomos descobrem planeta mais escuro do universo

A 750 anos-luz da Terra, o TrES-2b reflete apenas 1% da luz de sua estrela. Para astrônomos, trata-se de um 'mundo alienígena'



Concepção artística ilustra o planeta TrES-2b. Mais escuro do que qualquer outro planeta já observado, emite um brilho avermelhado em função de suas altas temperaturas
  Concepção artística ilustra o planeta TrES-2b. Mais escuro do que qualquer outro planeta já observado, emite um brilho avermelhado em função de suas altas temperaturas (Divulgação/David A. Aguilar (CfA))
Uma equipe liderada por pesquisadores do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (Cfa), nos Estados Unidos, descobriu que o planeta TrES-2b - localizado a 750 anos-luz da Terra - é o mais escuro observado até hoje. Com tamanho similar ao de Júpiter, o gigante gasoso orbita sua estrela a uma distância de apenas 4,8 milhões de quilômetros (Sol e Terra estão separados por 148,45 milhões de quilômetros). Contudo, reflete apenas 1% da luz solar nele projetada.
"O TrES-2b reflete menos luz que a tinta acrílica preta", compara o astrônomo do Cfa, David Kipping, autor de um artigo sobre a descoberta publicado no Monthly Notices, um periódico dainstituição britânica Royal Astronomical Society, que financia pesquisas em astronomia. "É, realmente, um mundo alienígena."
No Sistema Solar, Júpiter é envolto por nuvens brilhantes de amônia capazes de refletir mais de um terço da luz que chega do Sol. No planeta recém-descoberto, porém, a formação de nuvens similares é barrada pelas altas temperaturas. A atmosfera, com 982 graus Celsius, é carregada de substâncias que absorvem luz, como potássio, óxido de titânio e sódio. 
Apesar disso, os astrônomos afirmam que este dado, isoladamente, não explica a escuridão. "Não está claro o que torna este planeta tão extraordinariamente escuro", afirma David Spiegel, da Universidade Princeton, nos EUA, coautor do artigo. De qualquer forma, o TrES-2b não é completamente escuro. Segundo Spiegel, ele é tão quente que emite um brilho vermelho semelhante ao de brasas.
Apesar de ter sido descoberto em 2006 pela rede de telescópios terrestres Trans-Atlantic Exoplanet Survey, os pesquisadores só descobriram que o planeta TrES-2b é tão escuro com a ajuda de dados coletados pela sonda Kepler - capaz de medir o brilho de estrelas distantes com extrema precisão. De acordo as análises da equipe,  o planeta orbita sua estrela da mesma forma que a Lua orbita a Terra: uma face está sempre virada para o astro.


http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/astronomos-descobrem-planeta-mais-escuro-do-universo
 FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA