Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

VENCENDO OS INIMIGOS PARTE 02

AMONITAS E MOABITAS, DOIS POVOS QUE NASCERAM NUMA CAVERNA


Não deixe de ler este estudo. Não entre na caverna. Não olhe para trás.


Como surgiram estes dois povos? Quem são eles?  De onde descenderam?

Moabe- Família dum pai- O filho da união incestuosa de Ló com sua filha primogênita, ler Gênesis 19:30-38, tornou-se o pai dos moabitas. Sua terra compreendia a região fértil e bem regada dos planaltos que se estendem a leste do mar Morto, região chamada atualmente , Transjordânia. Habitada anteriormente pelos emins e zuzins,
Os israelitas acamparam-se nas campinas de Moabe, na altura de Jericó. Estes dois povos (emins e zuzins) são citados em Gênesis 14:5 e Deuteronômio 2:8-11.
Os israelitas acamparam-se nas campinas de Moabe, ler Números 22:1. Último acampamento de Israel, antes de entrarem  em Canaã, ler  Números 33:48-56.

Você sabia que a origem dos  amonitas e moabitas se deu numa caverna?
Qual a origem dos  amonitas e dos moabitas??
Como surgiram os  amonitas e moabitas?

A história dos amonitas e dos Moabitas está na Bíblia. Ler Gênesis Capítulo 19
Tudo começou, quando Deus enviou dois anjos à casa de Ló:
Gênesis 19.1
E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e, vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra.

Deus ia destruir Sodoma e Gomorra, mas antes Ele enviou dois anjos à casa de Ló, avisando-o, que saísse com sua família, para que também não morressem. Estes seres celestiais ordenaram a Ló que ninguém olhasse para trás.

Gênesis 19.12-17
12 Então, disseram aqueles varões a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar;
13  pois nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.
14  Então, saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos; saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido, porém, por zombador aos olhos de seus genros.
15 E, ao amanhecer, os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
16  Ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.
17  E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.

Os dois genros de Ló não deram importância a ordem dos anjos, não acompanharam Ló  e pereceram.
A mulher de Ló, já estava fora da cidade, mas  quando olhou para trás, foi transformada numa estátua de sal. 

Gênesis 19.24-26
24 Então, o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra.
25  E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
26 E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

Após este acontecimento,  Ló foi habitar numa caverna com suas duas filhas
Gênesis 19.30
E subiu Ló de Zoar e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele, porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.

As duas filhas de Ló planejaram manter relações sexuais com o pai, para gerarem filhos. Praticando assim um ato incestuoso.

Gênesis 19.31-36
31 Então, a primogênita disse à menor: Nosso pai é já velho, e não varão na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra.
32 Vem, demos a beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai.
33 E deram a beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34 E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe a beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos semente de nosso pai.
35 E deram a beber vinho a seu pai, também naquela noite; e levantou-se a menor e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
36 E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.

Assim, surgiram os dois povos: Moabitas e Amonitas

Gênesis 19.37-38
37  E teve a primogênita um filho e chamou o seu nome Moabe; este é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje.
38  E a menor também teve um filho e chamou o seu nome Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom, até o dia de hoje.

Comentário:
Se aquela mulher não tivesse olhado para trás, e tivesse seguido lado a lado com seu marido e suas duas filhas, com certeza elas não teriam praticado este ato incestuoso.
A mulher de Ló ao olhar para trás, não pensou na terrível conseqüência que ela iria causar a sua família.
O resultado desta desobediência sobreveio sobre suas duas filhas, por se sentirem sozinhas e sem a presença da mãe, decidiram embebedar o pai na caverna, dando-lhe vinho para beber. Tiveram relações sexuais com ele, conceberam e deram a luz. Dando origem assim a dois povos: Moabitas e Amonitas.

A mulher de Ló, ao olhar para trás, desobedeceu à ordem que Ló
recebera dos anjos enviados por Deus.
Amados irmãos, esta mulher, que nem aparece o seu nome, deixou uma triste história para suas filhas, seus descendentes e também para o seu marido. Podemos crer que Ló, naquele momento tenha sentido uma profunda tristeza, ao contemplar sua esposa, transformada numa estátua de sal, e ele teve que seguir em frente com suas duas filhas, escapando para Zoar,deixando para trás uma estátua de sal, não mais a sua esposa querida.
Quantos crentes hoje, estão sendo transformados em verdadeiras estátuas de sal, porque estão olhando o que ficou para trás.
Aqui está o exemplo de uma mulher que não estava vivendo uma vida de acordo com os padrões bíblicos, não estava em perfeita comunhão com seu marido, não era uma mulher espiritual, ela estava presa aos prazeres mundanos, pois, ao olhar para trás, estava dizendo em seu coração: Ah! Eu não quero deixar Sodoma e Gomorra.

Gênesis 2.18–E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora (ajudadora) que esteja como diante dele.

A mulher de Ló, não atentou para esta palavra. E você mulher, está obedecendo a Palavra de Deus? Você está ombro a ombro com o seu marido, apoiando-o em seu ministério? Nos momentos difíceis, está de mãos dadas com ele? Seus filhos podem contar com o seu apoio em todas as circunstâncias? Será que, se Deus ordenar seu marido a tomar uma decisão, a seguir em frente, você está disposta a obedecê-lo, ou está pensando em olhar para trás?
Medite nestas interrogações, e responda você mesma.

Assumimos um compromisso diante de Deus, de estarmos lado a lado com o nosso cônjuge tanto na alegria como na tristeza, na saúde e na dor, nos momentos bons e nos momentos difíceis.
Naquele momento, a mulher de Ló, não foi uma companheira fiel, ela deixou-se levar pelas paixões da carne.
Com um pequeno gesto, apenas um olhar, sua vida foi encerrada, sendo transformada numa insignificante estátua de sal, e contribuiu para que  suas duas filhas praticassem  um ato incestuoso, trazendo assim uma grande conseqüência.
Precisamos estar atentos, pois através de um simples olhar, poderemos destruir a nossa família, o nosso casamento, e até perdermos a nossa salvação.
Se não estivermos em constante vigilância, isto pode acontecer conosco, quando desobedecemos a palavra de Deus, sofremos a conseqüência do pecado.


Sem a presença da mãe, aquelas duas filhas, entraram em crise, não esperaram com paciência a providência divina. tomaram atitudes contráriaS a Palavra de Deus, embebedaram o pai.... agiram de má fé com o próprio pai.
O cristão que segue a Jesus Cristo  e deseja morar no céu, ele não pode mais olhar para trás. Olhar para trás significa sentir desejo de continuar  na prática do pecaddo.

Lucas 9.62
E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.
Se você já colocou a mão no arado, não pode mais olhar pata trás. Você foi chamado (a) por Deus para arar a terra, lançar a semente... e não olhar para trás... não desistir .

Lucas 17.28-32
28  Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam.
29  Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos.
30  Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar.
31  Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo os seus utensílios em casa, não desça a tomá-los; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.
32  Lembrai-vos da mulher de Ló.

Hebreus 12.1 – Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência, a carreira que nos está proposta.

Comentário:
A mulher de Ló, ficou embaraçada com o pecado,  que tão de perto a rodeava.

Leiamos o que o Apóstolo Paulo, inspirado por Deus, deixou escrito para nós:

Filipenses 3.13-14
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Através das sagradas escrituras, aprendemos como devemos agir em momentos difíceis, momentos de crises, momentos em que precisamos nos posicionar como homens e mulheres de Deus, prudentes e fiéis aos Seus mandamentos. Não devemos agir como meninos, mas como adultos responsáveis pelos nossos atos, pelas nossas atitudes.
Estas moças encontraram a solução no vinho, daí um bom motivo para o cristão evitar esta bebida, que a própria Bíblia nos recomenda em diversas passagens.

Levítico 10.9 - Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,
Provérbios  4.17 Porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.
Provérbios 20.1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.
Provérbios 21.17 Necessidade padecerá o que ama os prazeres; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.
Provérbios 23.20 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Provérbios 23.30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
Provérbios 23.31 Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
Provérbios 31.4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte.
Isaías 5.11 Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice! E se demoram até à noite, até que o vinho os esquenta!

Pretendo através deste estudo, levar  você leitor,  a conhecer um pouco dos atos destes dois povos, que nasceram numa caverna através de um ato incestuoso, das filhas de Ló.

OS MOABITAS:
Moabe,  filho de Ló  com  sua  filha mais velha. Ela  embriagou o pai  deitou-se  com ele, e engravidou dele.
Gênesis 19.37 - E teve a primogênita um filho, e chamou o seu nome Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje.



Moabe tornou-se  um povo poderoso
Êxodo 15.15 - Então, os príncipes de Edom se pasmarão, dos poderosos dos moabitas apoderar-se-á um tremor; derreter-se-ão todos os habitantes de Canaã.

OS MOABITAS ADORAVAM UM ÍDOLO POR NOME QUEMOS

Números 21.29 - Ai de ti, Moabe! Perdido és povo de Quemos! Entregou seus filhos, que iam fugindo, e suas filhas, como cativas a Seom, rei dos amorreus.

OS MOABITAS TIVERAM TEMOR  DO POVO DE ISRAEL

Números 22.3 - Moabe temeu muito diante deste povo, porque era numeroso; e Moabe andava angustiado por causa dos filhos de Israel.
Números 22.4 - Por isso Moabe disse aos anciãos dos midianitas: Agora lamberá esta congregação tudo quanto houver ao redor de nós, como o boi lambe a erva do campo. Naquele tempo Balaque, filho de Zipor, era rei dos moabitas.

BALAQUE REI DOS MOABITAS MANDA  BUSCAR BALAÃO PARA AMALDIÇOAR  ISRAEL
Números 22.5-12 - Este enviou mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito; eis que cobre a face da terra, e está parado defronte de mim.
6 Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; talvez o poderei ferir e lançar fora da terra; porque eu sei que, a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.
7 Então foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas com o preço dos encantamentos nas suas mãos; e chegaram a Balaão, e disseram-lhe as palavras de Balaque.
8 E ele lhes disse: Passai aqui esta noite, e vos trarei a resposta, como o SENHOR me falar; então, os príncipes dos moabitas ficaram com Balaão.
9  E veio Deus a Balaão e disse: Quem são estes homens que estão contigo?
10  E Balaão disse a Deus: Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, mos enviou, dizendo:
11  Eis que o povo que saiu do Egito cobriu a face da terra; vem, agora, amaldiçoa-mo; porventura, poderei pelejar contra ele e o lançarei fora.
12  Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto bendito é.

QUANDO  BALAQUE, REI DOS MOABITAS RECEBEU A NOTÍCIA DE QUE BALÃO NÃO VIRIA PARA AMALDIÇOAR ISRAEL, ELE NÃO SE CONFORMOU E MANDOU OUTROS MENSAGEIROS,
COM UMA PROPOSTA MAIOR PARA BALAÃO.

Números 22.15-21
15  Porém Balaque prosseguiu ainda em enviar mais príncipes e mais honrados do que aqueles,
16  os quais vieram a Balaão e lhe disseram: Assim diz Balaque, filho de Zipor: Rogo-te que não te demores em vir a mim,
17  porque grandemente te honrarei e farei tudo o que me disseres; vem, pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo.
18  Então, Balaão respondeu e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia traspassar o mandado do SENHOR, meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande;
19  agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que o SENHOR me dirá mais.
20  Veio, pois, o Senhor a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser.
21  Então, Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi-se com os príncipes de Moabe.

NO MEIO DO CAMINHO O ANJO DO SENHOR APARECEU A BALAÃO E DISSE
Números 22.35-41 - E disse o Anjo do SENHOR a Balaão: Vai-te com estes homens, mas somente a palavra que eu falar a ti, esta falarás. Assim, Balaão foi-se com os príncipes de Balaque.
36 Ouvindo, pois, Balaque que Balaão vinha, saiu-lhe ao encontro até à cidade de Moabe, que está no termo de Arnom, na extremidade do termo dele.
37 E Balaque disse a Balaão: Porventura, não enviei diligentemente a chamar-te? Por que não vieste a mim? Não posso eu na verdade honrar-te?
38  Então, Balaão disse a Balaque: Eis que eu tenho vindo a ti; porventura, poderei eu agora de alguma forma falar alguma coisa? A palavra que Deus puser na minha boca, esta falarei.
39  E Balaão foi com Balaque, e vieram a Quiriate-Huzote.
40  Então, Balaque matou bois e ovelhas; e deles enviou a Balaão e aos príncipes que estavam com ele.
41  E sucedeu que, pela manhã, Balaque tomou a Balaão e o fez subir aos altos de Baal. E viu Balaão dali a última parte do povo.

BALAQUE REI DOS MOABITAS, CONSTRUIU ALTARES PARA BALAÃO, SACRIFICOR  BEZERROS E CARNEIROS, PORÈM DEUS NÃO PERMITIU QUE BALÃAO AMALDIÇOASSE A ISRAEL




Números 23.5-820
5  Então, o SENHOR pôs a palavra na boca de Balaão e disse: Torna para Balaque e fala assim.
6  E, tornando para ele, eis que estava ao pé do seu holocausto, ele e todos os príncipes dos moabitas.
7  Então, alçou a sua parábola e disse: De Arã me mandou trazer Balaque, rei dos moabitas, das montanhas do oriente, dizendo: Vem, amaldiçoa-me a Jacó; e vem, detesta a Israel.
8  Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como detestarei, quando o SENHOR não detesta?
11  Então, disse Balaque a Balaão: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, mas eis que inteiramente os abençoaste.
12  E ele respondeu e disse: Porventura, não terei cuidado de falar o que o SENHOR pôs na minha boca?
13 Então, Balaque lhe disse: Rogo-te que venhas comigo a outro lugar, de onde o verás; verás somente a última parte dele, mas a todo ele não verás; e amaldiçoa-mo dali.
14  Assim, o tomou consigo ao campo de Zofim, ao cume de Pisga; e edificou sete altares e ofereceu um bezerro e um carneiro sobre cada altar.
15  Então, disse Balaão a Balaque: Fica aqui ao pé do teu holocausto, e eu irei ali ao seu encontro.
16  E, encontrando-se o SENHOR com Balaão, pôs uma palavra na sua boca e disse: Torna para Balaque e fala assim.
17  E, vindo a ele, eis que estava ao pé do holocausto, e os príncipes dos moabitas, com ele; disse-lhe, pois, Balaque: Que coisa falou o SENHOR?
18  Então, alçou a sua parábola e disse: Levanta-te, Balaque, e ouve; inclina os teus ouvidos a mim, filho de Zipor.
19  Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?
20  Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.

DEUS NÃO PERMITIU QUE BALAÃO AMALDIÇOASSE ISRAEL. BALAQUE  REI DOS
 MOABITAS FICOU FURIOSO COM BALAÃO.

Números 24.10-11
10 Então, a ira de Balaque se acendeu contra Balaão, e bateu ele as suas palmas; e Balaque disse a Balaão: Para amaldiçoar os meus inimigos te tenho chamado; porém agora já três vezes os abençoaste inteiramente.
11  Agora, pois, foge para o teu lugar; eu tinha dito que te honraria grandemente; mas eis que o SENHOR te privou desta honra.

OS ISRAELITAS PECAM COM AS FILHAS DOS MOABITAS
Números 25.1 - E ISRAEL deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
Números 25.2 - Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.

OS MOABITAS FORAM EXCLUÍDOS DAS ASSEMBLÉIAS SANTAS, PORQUE NÃO DERAM PASSAGEM PARA ISRAEL EM SEU TERRITÓRIO E NEM LHE SAIRAM AO ENCONTRO COM PÃO E ÁGUA

Deuteronômio 23.3-4 - Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR eternamente.
4 Porquanto não saíram com pão e água, a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, de Mesopotâmia, para te amaldiçoar.

JOSUÉ TRAZ Á MEMÓRIA DO POVO TUDO O QUE DEUS TINHA FEITO POR ELE
Josué 24.8-10 - Então, eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam dalém do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os dei na vossa mão, e possuístes a sua terra; e os destruí diante de vós.
9  Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, e pelejou contra Israel; e enviou e chamou a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse.
10  Porém eu não quis ouvir a Balaão, pelo que, abençoando-vos ele, vos abençoou; e livrei-vos da sua mão.

Juízes 11.16-18 - porque, subindo Israel do Egito, andou pelo deserto até ao mar Vermelho e chegou até Cades.
17 E Israel enviou mensageiros ao rei dos edomitas, dizendo: Rogo-te que me deixes passar pela tua terra. Porém o rei dos edomitas não lhe deu ouvidos; enviou também ao rei dos moabitas, o qual igualmente não consentiu; e assim Israel ficou em Cades.
18 Depois andou pelo deserto e rodeou a terra dos edomitas e a terra dos moabitas, e veio do nascente do sol à terra dos moabitas, e alojou-se além de Arnom; porém não entrou nos limites dos moabitas, porque Arnom é limite dos moabitas.

FOI LIDO DIANTE DO POVO DE JUDÁ, QUANDO RETORNARAM DO CATIVEIRO
EM BABILÔNIAS, O QUE MOISÉS  HAVIA ESCRITO.

Neeemias 13.1-2 - Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,
Nemias -  Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
Os moabitas sacrificavam seus filhos no fogo, em adoração a  Quemos, seu ídolo.

I Reis 11.7 – Então, edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, sobre o monte que  está diante de Jerusalém, e a Moloque , a abominação dos filhos de Amom. ( Amonitas)
II Reis 3:26 -  Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam.
II Reis 3:27 -  Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra.
Jeremias 7:31 -  E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.
II Reis 23:13 -  O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom. (Amonitas)

Amom - O filho  da união incestuosa de Ló, com sua filha mais nova. – Gênesis 19:30-38
O nome dum povo,  os amonitas,  filho de Amom. Segundo se lê em Gên.19:38, os amonitas descendiam de Bem-Ami, o filho de Ló, com sua filha mais nova , este é o pai  dos filhos de Amom, até o dia de hoje. Os amonitas eram uma raça de terríveis salteadores, tão cruéis que chegavam a vazar os olhos aos seus inimigos ; ler I Samuel 11:2 , e rasgavam o ventre das mulheres grávidas, ler Amós 1:13, O território amonita ficava ao oriente do Jordão e nordeste do mar Morto, estando o país de Moabe ao sul . A sua principal cidade era Rabá, ler : II Samuel 11:1Ezequiel 25:5Amós 1:14 – Eles nunca obtiveram um palmo de terreno do lado ocidental do rio Jordão, apesar das suas incursões . Os israelitas não podiam ver os amonitas , porque estes não os auxiliavam, quando do Egito se dirigiam para Canaã , ler Deuteronômio 23: 3-4 , e  Neemias 13:1.
Certa mulher, por nome Naamá, amonita, foi mulher de Salomão e mãe de  Roboão, ler I Reis 14:21.
O deus dos amonitas era  Milcom (uma semelhança do ídolo Moloque), a abominação dos filhos de Amom, ler I Reis 11:5.
2- Atenção, não confundir outro Amom da Bíblia, que não tem nada com os Amonitas descendentes de  Ló.
Este outro Amom, foi rei de Judá, filho e sucessor  de Manassés –  Este Amom, serviu a falsos deuses, e depois dum reino de dois anos foi assassinado, ler II Reis 21:18-26. Para conhecimento da deplorável condição de Jerusalém durante o seu reinado, veja-se o livro de Sofonias.
Este Amom, acha-se na genealogia de Jesus – Ler Mateus 1:10
3-Outro Amom, Governador de Samaria , ler I Reis 22:26 e II Crônicas 18:25
4-Outro Amom, um servo de Salomão , ler Neemias 7:57-59.
5-Outro Amom, um deus egípcio , ler Jeremias 46:25.

I Sm.11.2 -Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.

Rasgavam os ventres da mulheres grávidas.
 Am.1.13 - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões dos filhos de Amom, (Amonita)  e por quatro, não retirarei o castigo, porque fenderam o ventre às grávidas de Gileade, para dilatarem os seus termos.

FORAM MAUS PARA COM SEUS IRMÃOS, QUANDO SAIRAM DO EGITO

Deuteronômio 23.3-4 - Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR, eternamente.
Porquanto não saíram com pão e água a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito;
E porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar.

Quando o povo retornou do cativeiro de Babilônia, Neemias separou os amonitas e os moabitas, pois estava escrito que eles não entrassem jamais na congregação de Deus

Ne.13:1 - Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,
Ne.13:2 -Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.




ERA UM POVO IDÓLATRA
I Rs.11.5,7,33 - Os amonitas, tornaram-se um povo idólatra, que adoravam um deus por nome Milcom ou Malcã, ou Moloque.
I Rs.11.5-Porque Salomão andou em seguimento de Astarote, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, a abominação dos amonitas (Descendência do filho da filha mais nova de Ló)
I Rs.11.7-Então edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, (descendentes do filho da filha mais velha de Ló) sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom
I Rs.11.33 – Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus dos Moabitas, (descendente do filho da filha mais velha de Ló) e a Milcom, deus dos filhos de Amom, (descendente do filho da filha mais nova de Ló) e não andaram pelos meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.

Seu culto incluía o sacrifício de crianças
II Rs.23:10 - Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque. (deus dos amonitas)
II Rs. 23:13 - O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel, a Astarote, a abominação dos sidônios, e a Quemós, a abominação dos moabitas, e a Milcom, a abominação dos filhos de Amom.
I Rs.11. 7 – Quemos, ídolo dos moabitas (Moabe filho da filha mais velha de Ló)
Nm. Cap. 22,- Relata que Balaque, rei dos moabitas, chamou Balaão para amaldiçoar Israel.


Os filhos de Amom pelejaram contra Israel.

Juízes 10.9 -  Até os filhos de Amom passaram o Jordão, para pelejar também contra Judá, e contra Benjamim, e contra a casa de Efraim; de maneira que Israel ficou mui angustiado.

II Cr. 20- Amom e Moabe, lutaram contra Josafá, rei de Judá

Amados irmãos, este é um pequeno relato da terrível conseqüência dos descendentes de Amom e Moabe, filhos de Ló, com suas duas filhas, gerados na caverna.
Vamos refletir; se a mulher de Ló, tivesse sido uma companheira fiel, mulher sábia, mãe prudente, temente a Deus, mulher de oração, responsável, amorosa, com certeza, aquelas filhas não teriam tomado tal atitude. Com o apoio, com a presença e orientação da mãe, elas teriam esperado no Senhor, um casamento abençoado.
Eis aí a necessidade de vivermos uma vida de santidade e de obediência a Palavra de Deus, renunciando aos desejos da carne, e não olhando para trás.


Observação: Para fazer este estudo, usei a Pequena Enciclopédia Bíblica e o Dicionário Bíblico Universal. Sempre conferindo com a Bíblia Edição Corrigida. Se você é um estudioso (a), da palavra de Deus, observe, analise as conseqüências do pecado e ore para que o Espírito Santo o (a) inspire na profundidade a respeito deste estudo sobre os AMONITAS E OS MOABITAS.

Pv.14.1-Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

A MULHER DE LÓ DEIXOU PARA SUAS DUAS FILHAS UMA HISTÓRIA MUITO TRISTE.
E NÓS? QUE EXEMPLOS ESTAMOS DEIXANDO PARA NOSSOS FILHOS?
DE QUE MANEIRA ESTAMOS CONTRIBUINDO, PARA QUE  NOSSAS  GERAÇÕES SEJAM POVOS IDÓLATRAS OU TEMENTES A DEUS?


Deus te abençoe


A PARTE 02 (ESTA AQUI) TEM A CONTRIBUIÇÃO DE NEUZA MARIA QUEIROZ BALDINI. OBRIGADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA