Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

VENCENDO OS INIMIGOS parte 03

Texto: 2 Crônicas 20:3  "Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá".

O medo foi mais um inimigo que o rei Josafá teve de vencer. O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente comopsicologicamentePavor é a ênfase do medo.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressãopânico, etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretaçãoimaginaçãocrença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.
O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

·         O medo é o oposto da fé. O SENHOR nos diz “não temas” 366 vezes na Bíblia Sagrada. Quando Deus levantou a Gideão, mandou os medrosos irem embora para não contaminarem o resto. Mas e nesse caso? O que aconteceu é que Josafá combateu o medo que sentiu buscando ao SENHOR! Será que isso aconteceu com outra pessoa? Sim. Aconteceu com Jacó. Veja:

Gênesis 32:7  Então, Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu em dois bandos o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos.
Gênesis 32:8  Porque dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará.
Gênesis 32:9 ¶ Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó SENHOR, que me disseste: Torna à tua terra e à tua parentela, e far-te-ei bem;
Gênesis 32:10  menor sou eu que todas as beneficências e que toda a fidelidade que tiveste com teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão e, agora, me tornei em dois bandos.
Gênesis 32:11  Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo, para que porventura não venha e me fira e a mãe com os filhos.
Gênesis 32:24 ¶ Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.
Gênesis 32:25  E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
Gênesis 32:26  E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
Gênesis 32:27  E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
Gênesis 32:28  Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, {que significa aquele que luta com Deus} pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

            Quando o medo tentar te sufocar diga como o salmista: Salmos 56:3  No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.

Sete dicas práticas
O artigo da revista Prevention intitulado "Do que você tem medo? Sete segredos para fazer o medo sumir" oferece estas dicas para lidar com os medos diários.
1.     Não importa o motivo de você ter medo - saber o motivo de ter desenvolvido um medo específico não ajuda você na hora de superar esse medo e atrasa seu progresso em áreas que realmente vão lhe ajudar a ter menos medo. Relaxe e pare de tentar descobrir o porquê.
2.     Aprenda sobre aquilo que você teme -  a incerteza é um grande componente do medo: desenvolver um entendimento do que você tem medo ajuda bastante a apagá-lo.
3.     Pratique - se houver algo que você tem medo de tentar porque parece assustador ou difícil, trabalhe em etapas. Criar familiaridade aos poucos torna essa coisa mais fácil de se controlar.
4.     Descubra alguém que não tem medo - se há algo de que tem medo, encontre alguém que não tenha medo dessa coisa e passe um tempo com essa pessoa, levando-a para lhe acompanhar na hora de enfrentar seu medo. Acredite, vai ficar muito mais fácil.
5.     Fale sobre seu medo - compartilhar seu medo com outras pessoas faz com que ele fique bem menos aterrorizante.
6.     Pare de olhar a floresta inteira - olhe apenas a árvore que está a sua frente. Se tem medo de alturas, não pense que tem de ir ao quadragésimo andar de um prédio. Em vez disso, concentre-se apenas em entrar no corredor.
7.     Procure ajuda - o medo não é uma emoção simples. Se estiver com problemas para superar um medo sozinho, procure um profissional para ajudá-lo. Há vários tratamentos para o medo, e não há nenhuma razão para você não experimentá-los, desde que tenha a orientação de alguém com treinamento e experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA