Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

VENCENDO OS INIMIGOS parte 07


2 Crônicas 20:13  Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos.
14 ¶ Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
15  e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
16  Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel.
17  Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.

·         DEUS MANDOU A RESPOSTA PARA O SEU POVO.
VEJA OUTROS EXEMPLOS:
Isaías 58:9  então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso;
Isaías 65:24  E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.
Daniel 9:20 ¶ Falava eu ainda, e orava, e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, e lançava a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus.
Daniel 9:21  Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde.
Atos 10:4  Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.
Atos 10:31  e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas, lembradas na presença de Deus.

·         O ESPÍRITO SANTO VEIO, DESCEU, SE APODEROU, TOMOU CONTA, REVESTIU ALGUÉM.

VEJA OUTROS EXEMPLOS:

2 Crônicas 15:1 ¶ Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.
2 Crônicas 24:20  O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.
Números 11:25  Então, o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais.
Números 11:26  Porém, no arraial, ficaram dois homens; um se chamava Eldade, e o outro, Medade. Repousou sobre eles o Espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda; e profetizavam no arraial.
Números 24:2  Levantando Balaão os olhos e vendo Israel acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus.

·         DEUS USOU ALGUÉM DISPONÍVEL: JAAZIEL

Quantas pessoas dizem que querem ser usadas por Deus? Muitas. Mas sem todas estão dispostas a pagar o preço da busca para ser usado (a) por Deus. Alguns confiam em sua sabedoria, pensando que é a sua sabedoria que vai fazer o poder e a glória de Deus se manifestar. Outros confiam em riquezas, pensando que podem ser usados(as) por serem ricos. Mas existem pessoas que renunciam coisas, sacrificam, se humilham para que o SENHOR possa exaltá-las.

Jaaziel =" contemplado de Deus"

Deus percebe, vê, contempla aqueles que andam com ele. Ele viu Davi detrás das malhadas. Ele viu como Davi o louvava com sua harpa mesmo sem ninguém estar olhando. Ele contemplou o coração de Davi e é por isso que a Bíblia o chama de “o homem segundo o coração de Deus!” lembre-se deus está te vendo!

            Jaaziel era filho de Zacarias.

Zacarias =" Javé se lembra"
a.    Ele lembrou-se de Noé. O homem que andou com Deus:
Gênesis 8:1  E lembrou-se Deus de Noé, e de todo animal, e de toda rês que com ele estava na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.
b.    Ele lembrou-se de Abraão. O homem que foi chamado” amigo de Deus”:
Gênesis 19:29  E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão e tirou Ló do meio da destruição, derribando aquelas cidades em que Ló habitara.
c.    Ele lembrou-se de Raquel. A mulher que era estéril:
Gênesis 30:22  E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.
d.    Ele lembrou-se do seu povo, que estava no Egito, sofrendo opressão dos egípcios e Faraó:
Êxodo 2:24  E ouviu Deus o seu gemido e lembrou-se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque e com Jacó;
e.    Ele lembrou-se de Ana. A mulher que lhe pediu um filho, e iria entregá-lo ao SENHOR, caso Deus lhe atendesse o pedido:
1 Samuel 1:19  E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e vieram à sua casa, a Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela.

No contexto de Josafá, Deus se lembrou das promessas que fez ao seu povo, mas Josafá orou.
Ore para o SENHOR se lembrar das promessas. É claro que Ele já sabe. Mas Ele quer te ouvir dizer isso. Saiba que o SENHOR se lembra de tua fidelidade. Do quanto você sofre para estar com Ele. Para buscar a face Dele. Para o atrair para a sua vida! Ele vai se lembrar das promessas que fez a você!

Jaaziel era neto de Benaia.
Benaia =" Javé construiu" ou "Javé edificou"
Ou “Javé estabeleceu”

EDIFICAR significa: 1) Construir; 2) Elevar social e espiritualmente

a.    Há um tempo para Deus edificar.

Eclesiastes 3:3  Tempo de matar, e tempo de curar: tempo de derribar, e tempo de edificar:

b.    Deus vai edificar o seu povo.
Salmo 102:1 ¶ Ouve, SENHOR, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores.
2  Não me ocultes o rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.
3  Porque os meus dias, como fumaça, se desvanecem, e os meus ossos ardem como em fornalha.
4  Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão.
5  Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer.
6  Sou como o pelicano no deserto, como a coruja das ruínas.
7  Não durmo e sou como o passarinho solitário nos telhados.
8  Os meus inimigos me insultam a toda hora; furiosos contra mim, praguejam com o meu próprio nome.
9  Por pão tenho comido cinza e misturado com lágrimas a minha bebida,
10  por causa da tua indignação e da tua ira, porque me elevaste e depois me abateste.
11  Como a sombra que declina, assim os meus dias, e eu me vou secando como a relva.
12 ¶ Tu, porém, SENHOR, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração.
13  Levantar-te-ás e terás piedade de Sião; é tempo de te compadeceres dela, e já é vinda a sua hora;
14  porque os teus servos amam até as pedras de Sião e se condoem do seu pó.
15  Todas as nações temerão o nome do SENHOR, e todos os reis da terra, a sua glória;
16  porque o SENHOR edificou a Sião, apareceu na sua glória,
17  atendeu à oração do desamparado e não lhe desdenhou as preces.
18  Ficará isto registrado para a geração futura, e um povo, que há de ser criado, louvará ao SENHOR;
19  que o SENHOR, do alto do seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra,
20  para ouvir o gemido dos cativos e libertar os condenados à morte,
21  a fim de que seja anunciado em Sião o nome do SENHOR e o seu louvor, em Jerusalém,
22  quando se reunirem os povos e os reinos, para servirem ao SENHOR.
23 ¶ Ele me abateu a força no caminho e me abreviou os dias.
24  Dizia eu: Deus meu, não me leves na metade de minha vida; tu, cujos anos se estendem por todas as gerações.
25  Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos.
26  Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados.
27  Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.
28  Os filhos dos teus servos habitarão seguros, e diante de ti se estabelecerá a sua descendência.


c.    Deus está te edificando.
Salmos 127: 1-2 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
Salmos 121:3-5  Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
Isaías 27:3  Eu, o SENHOR, a guardo e, a cada momento, a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.

d.    Deus pode edificar e pode destruir.
Jeremias 18:5  Então veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:
6  Acaso não poderei fazer de vós, casa de Israel, como este oleiro? diz Jeová. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7  No momento em que falar acerca duma nação, e acerca de um reino, para arrancar e para derrubar e para destruir;
8  se aquela nação, acerca da qual falei, se converter do seu mal, arrepender-me-ei do mal que intentei fazer-lhe.
9  No momento em que falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para edificar e para plantar;
10  se fizer o mal diante dos meus olhos, não escutando a minha voz, arrepender-me-ei do bem, que disse-lhe faria.

Deus está te edificando como barro nas mãos do oleiro. É tempo de se arrepender dos pecados para que ele não arranque, derrube e destrua os teus sonhos. Porque, quando você está no centro da vontade de Deus, o SENHOR edifica e planta na tua vida!

e.    Se você colheu o fruto do pecado e agora está arrependido. Se você pensava que está fazendo a coisa certa,mas viu que não era a coisa, e está arrependida do mal que você cometeu. Se você, depois disso, está no centro da vontade de Deus. Está caminhando na Palavra de Deus, há uma promessa de que Deus edificará e plantará na tua vida:

Jeremias 31: 16  Assim diz o SENHOR: Reprime a voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR; pois eles voltarão da terra do inimigo. 27 ¶ Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que semearei a casa de Israel e a casa de Judá com a semente de homens e com a semente de animais.
28  E será que, como velei sobre eles, para arrancar, e para derribar, e para transtornar, e para destruir, e para afligir, assim velarei sobre eles, para edificar e para plantar, diz o SENHOR.

 Autor: Pr Rômulo Martins

Fonte de pesquisa: BOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA