Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vencendo os inimigos parte 04

2 Crônicas 20:3 “Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá”.
2 Crônicas 20:4 “Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR”.

            A Bíblia tem vinte e seis versículos com a palavra jejum. Jejum significa abstinência. É uma prática de não se alimentar por certo tempo {#1Rs 21.9}. Como prática religiosa, é voluntário, exige pureza de vida {Is 58.3-7} e exclui a exibição {Mt 6.16-18}. Em ocasiões especiais a igreja, seguindo o costume judaico, era convocada para jejuar {At 13.2-3; 14.23}.
            Como estamos falamos de vencer os inimigos. É bom saber que o jejum é uma prática usada em todas as religiões como forma de louvar suas divindades. O pastor Josué Yrion em uma pregação sobre satanismo disse que uma irmã não queria comer a comida oferecida no avião que ela estava porque estava jejuando pra Jesus. Então a aeromoça ofereceu pro passageiro ao lado da moça que disse que não queria comer porque também estava jejuando, mas quando perguntado pela moça se estava jejuando pra Jesus o passageiro disse que estava jejuando para Satanás.
            É triste saber que muitos cristãos não jejuam. Mas é gratificante ver os resultados dos jejuns de muitos cristãos. Abaixo digitei um estudo sobre jejum que vai edificar todos que estudarem:

Jejum:
·         O jejum pode ser feito para arrependimento de pecados.
1 Samuel 7:6  E congregaram-se em Mispa, e tiraram água, e a derramaram perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o SENHOR. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mispa.
Joel 1:14 ¶ Santificai um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos e todos os moradores desta terra, na Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR.
Joel 2:12 ¶ Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
Joel 2:13  E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal.
Joel 2:14  Quem sabe se se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de manjar e libação para o SENHOR, vosso Deus?
Joel 2:15  Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição.
Joel 2:16  Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo.
Joel 2:17  Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
Joel 2:18 ¶ Então, o SENHOR terá zelo da sua terra e se compadecerá do seu povo.
Jonas 3:5 ¶ E os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor.
Jonas 3:6  Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza.
Jonas 3:7  E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água.
Jonas 3:8  Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos.
Jonas 3:9  Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

·         O jejum pode ser feito para buscar uma direção de Deus.
Esdras 8:21 ¶ Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho direito para nós, e para nossos filhos, e para toda a nossa fazenda.
Esdras 8:22  Porque me envergonhei de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam para o bem, mas a sua força e a sua ira, sobre todos os que o deixam.
Esdras 8:23  Nós, pois, jejuamos e pedimos isso ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.
·         Podemos jejuar pela vida de alguém.
Ester 4:16  Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço.
·         Podemos buscar a Deus em jejum.
Daniel 9:3  E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza.
·         O jejum quebra prisões espirituais. O jejum tira opressão. O jejum quebra o jugo.
Isaías 58:6 Acaso não é este o jejum que escolhi—romper as ligaduras da iniqüidade, desatar as ligaduras do jugo, deixar ir livres os oprimidos e quebrar todo o jugo?
·         Existem demônios que não saem quando expulsos por pessoas que não jejuam.
Marcos 9:29  E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.
Mateus 17:21  Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.
·         Pedro recebeu uma revelação quando jejuava.

O jejum era uma prática comum entre os grandes servos do Senhor, pois sabiam que era uma forma de reabastecer-se, de renovar as forças para enfrentar as difíceis batalhas que tinham pela frente em seus ministérios e até mesmo na vida cotidiana. 

Veja alguns exemplos:

Jesus:  Mt 4.2; 
Moisés: Ex 34.28;
Elias: 1Rs 19.8;
Paulo: 2 Co 11.27;
Cornélio: At 10.30;
Ana: Lc 2.37;
Davi: 2 m 12.16;
Neemias: Ne 1.4;
Ester: Et 4.16;
Daniel: Dn 9.3  entre outros.
O jejum também era feito coletivamente, praticado simultaneamente  pela nação, numa cidade, pela igreja  etc.

Leia os exemplos:

Nação: Israel Jz 20.6, Ed 8.21, Jr 36.9 etc;
Cidade: Ninivitas Jn 3.5-8;
Lideres: Apóstolos 2 Co 6.5;
Igreja:  Primeiros Cristãos At  13.2
Apesar de ser uma prática comum no seio da igreja do Senhor, na Bíblia vemos poucos ensinamentos a respeito de como praticá-lo.                                        
Em Mateus 6.16-18 vemos uma recomendação do Mestre em relação ao jejum:
“Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,  Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
Infelizmente este precioso ensinamento dado por Cristo pouco tem sido observado nos dias atuais, nos quais vive-se muito a aparência. E passar uma imagem de crente praticante deste sacrifico coloca sobre as costas uma capa de santidade. E o que deveria ser em secreto,         torna-se extremamente aparente, à semelhança do Fariseu que se exaltando dizia a todos:
“Jejuo duas vezes por semana...” Lc 18.12
Nestes dias apocalípticos, a simplicidade da palavra já não tem lugar e muitos têm tentado explicar o inexplicável, e neste afã, inventaram diversas normas para a prática do jejum.
E cada Pastor, impõe as suas ovelhas formas predefinidas e até absurdas para sacrificar ao Senhor.
A palavra, porém, aponta para a voluntariedade é um pacto entre a pessoa e Deus; que   nasce no coração, com o  desejo de agradar ao Mestre. É uma forma de nos humilharmos em sua presença, clamando pela sua misericórdia ou demonstrando a nossa gratidão pelo seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDEOS DO MINISTÉRIO AVIVA